Great Scott #694: Único português expulso na fase final de um Euro?

Great Scott Mais 12/20/2022
Tovar FC

author:

Great Scott #694: Único português expulso na fase final de um Euro?

Nuno Gomes

À partida, Nuno Gomes é a terceira opção para a posição mais avançada da selecção portuguesa no Euro-2000. À sua frente, Pauleta e Sá Pinto. Acontece uma carambola, uma dupla carambola, aliás.

Pauleta é expulso vs Hungria, no último jogo de apuramento, e está afastado da estreia no Europeu, vs Inglaterra. E Sá Pinto lesiona-se num treino, a três dias do tal jogo. Ironia das ironias, a lesão de Sá Pinto (uma torção no joelho direito) é num choque com Pauleta. O treino pára naquele momento, todos o rodeiam e Sá Pinto sai de fininho para fazer gelo. Nunca mais recupera. O lugar no onze, queremos dizer. Porque Nuno Gomes assume o desafio e faz-se figura com o golo da vitória vs Inglaterra (3:2) mais um bis vs Turquia (2:0), nos ¼.

Na ½, a posição 9 continua pertença de Nuno Gomes. E o jovem faz um golo portentoso, com o pé esquerdo, de fora da área, sem hipótese para Barthez. É o 1:0 vs França, é o estender da passadeira para a final. Só que a França empata no início da segunda parte e, no prolongamento, fixa o 2:1 com penálti de ouro de Zidane, a castigar mão de Abel Xavier.

É aqui que a porca torce o rabo, porque gera-se uma confusão quase infinita antes e depois do 2:1. O árbitro é rodeado por toda a gente, há uma mega confusão. Feitas as contas, o relatório do austríaco Gunter Benko diz cartão vermelho a Nuno Gomes. É ele o único expulso de Portugal na história dos Europeus. Diz o próprio, sem pudor. ‘A malta ficou um pouco de cabeça perdida e, na altura, não me pareceu mão. Embora não tivesse acesso às imagens televisivas do lance do Abel. Por isso, a minha ideia era a de aquele senhor árbitro tinha-nos tirado o sonho de chegar à final. Ofereci-lhe a camisola para se lembrar de nós. Um pouco mais adiante, já no túnel, atirei a camisola contra ele e acertei-lhe na nuca. Foi por esse gesto que apanhei os seis meses de suspensão das competições internacionais. Tal como eu, o Sérgio Conceição e o Paulo Bento também foram suspensos.’

Nuno Gomes apanha oito meses de suspensão, sem poder representar a selecção nem jogar pela Fiorentina na UEFA, enquanto Abel Xavier é castigado com nove meses e Paulo Bento com seis.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *