Great Scott #700: Quem marca o primeiro hat-trick numa final de infantis em Portugal?
Bock
Fernando Jorge Tavares de Oliveira. Dito isto, chapéu. Se escrevermos Bock, uyyyyyy. Toda uma espuma densa de memórias invade-nos. Bock é sinónimo de golo. Aliás, golos. No plural, porque Bock faz quase 300 ao longo de uma carreira e é até o melhor marcador da 2.ª divisão em 2011, ao serviço do Freamunde.
Antes de chegar a sénior, Bock faz toda a formação no FC Porto e é um avançado de categoria ímpar. Na primeira época, em 1987-88, o FC Porto é campeão nacional de infantis. É o primeiro campeonato desse escalão da FPF e inclui duas fases regionais antes de uma final em campo neutro. O FC Porto ultrapassa Cinfães, Naval e Amarante na sua série, enquanto o Sporting dá-se bem com Centro de Lagos, Almeirim e Vitória FC.
Com 12 pontos resultantes de seis vitórias no quadrangular de apuramento para a final, FC Porto e Sporting apresentam-se em Coimbra às 18 horas de um sábado, dia 18 Junho, véspera da final sénior da Taça de Portugal entre FC Porto e Vitória SC (decide um golo solitário de Jaime Magalhães no adeus de Tomislav Ivic, mal amado nas Antas por deixar o capitão Gomes de fora uma e outra vez).
O árbitro desse FC Porto vs Sporting é Miranda Dias. Curiosamente, é o Sporting quem assina o primeiro golo, num lance vistoso em que Moniz amortece a bola no peito e atira em corrida, sem qualquer hipótese para Avelino. O Porto desanima, o Sporting cresce. É a hora de Araújo abrir o livro, com uma série de jogadas mirabolantes desde a faixa direita, todas elas invariavelmente travadas em falta. Os adeptos, portistas na sua maioria, aplaudem o craque. Que desaparece do sistema com a avalanche de golos portistas.
Os dois primeiros antes do intervalo, por Ricardo, de cabeça, e Bock, num remate rasteiro, após cruzamento de Coelho e pontapé na atmosfera de Coelho. Na segunda parte, Ricardo faz mais um golo de cabeça enquanto Bock completa o hat-trick, sempre com a preciosa ajuda de Ricardo.
Todos os hat-tricks em finais de infantis
1988 Bock (FCP)
1993 Adilson (FCP)
1994 Petit (Boavista)