Great Scott #711: Único treinador a eliminar três clubes portugueses em anos consecutivos, e sempre em Portugal?
Terry Venables
Duas subidas à 1.ª divisão, por Crystal Palace em 1979 e Queens Park Rangers em 1983, transformam Terry Venables numa espécie de guru do futebol inglês.
No Verão 1984, o Barcelona vai buscá-lo ao QPR e Venables mostra serviço no imediato com a conquista da Liga espanhola em 1985. No ano seguinte, chega à final da Taça dos Campeões, perdida em Sevilha para o Steaua no desempate por penáltis. No processo, o Barcelona elimina o FC Porto de Artur Jorge com 2:0 em Camp Nou e 1:3 nas Antas (a famosa noite da chuva com três golos do suplente Juary).
Mais à frente, em 1986-87, o Barcelona volta a Portugal, agora a Lisboa. A missão é guardar a magra vantagem de 1:0, cortesia Julio Alberto. O Sporting cresce no José Alvalade e faz 2:0 por Negrete e Meade. O 3:0 está à porta uma e outra vez, só que a bola não entra. No outro lado, já perto do fim, aos 83 minutos, Roberto desfere o golpe da misericórdia com um remate de longe, sem hipótese para Damas. Mais uma vez, os golos fora marcam a diferença.
Em 1987-88, sai o Belenenses ao Barcelona. À terceira é de vez ou não há duas sem três? O fado português confirma a segunda opção, com 2:0 em Barcelona (por Moratalla e Víctor) e 0:1 no Restelo. É uma noite especial, em que o moçambicano Mapuata levanta o estádio aos quatro minutos, numa jogada de entendimento com Mladenov. Até ao fim, o Belenenses ameaça o prolongamento umas quantas vezes, sobretudo após a expulsão de Schuster, só que Venables leva a melhor sobre a terceira equipa portuguesa em três anos seguidos.