Great Scott #720: Último lateral-esquerdo a bisar de livre directo num jogo da 1.ª divisão?

Great Scott Mais 02/08/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #720: Último lateral-esquerdo a bisar de livre directo num jogo da 1.ª divisão?

Fernando Mendes

Há dois momentos épicos na carreira sportinguista de Fernando Mendes. 

O primeiro é o título de campeão português de juvenis em Junho 1984, no Municipal de Leiria, num 5:0 vs Braga, em que o Sporting chega ao relvado a pouco mais de meia-hora do pontapé de saída por avaria do autocarro. A imprensa é unânime em eleger o lateral-esquerdo como o melhor em campo, autor do 2:0 e a jogar a mil à hora como quarto avançado. O segundo é a tarde dos 7:1 vs Benfica em Dezembro 1986, com Fernando Mendes e Mário Jorge a trocarem as voltas à dupla Diamantino e Veloso.

Passam-se anos e anos, Fernando Mendes faz uma espécie de Volta a Portugal em futebol e, pasme-se, é o único a representar os cinco campeões nacionais. A ordem é Sporting, Benfica, Boavista, Belenenses e FC Porto. É internacional português por Sporting, Benfica e Belenenses. Ganha títulos por Benfica e FC Porto. E marca aos pares pelo FC Porto.

Estádio do Bessa, dia 23 Março 1997. O FC Porto caminha para o inédito tri e, de repente, tropeça em casa. Golos de Beto e Barbosa precipitam a primeira derrota vs Sporting nas Antas desde 1975. Barroso ainda reduz de livre directo e é só. Oito dias depois, o dérbi portuense testa o pulso do bicampeão e Fernando Mendes faz o resultado com dois golos de livre directo, um na primeira parte e outra na segunda. Na jornada seguinte, 3:0 ao Espinho e mais um golo de Fernando Mendes. Craque.

Mais à frente, em 2000-01, faz 10 golos na 2.ª Honra pelo Vitória FC. Quantos aos pares? Dois, vs Naval e vs Nacional. De livre directo? Nem por isso. De penálti.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *