Great Scott #733: Último póquer na antiga 2.ª divisão?

Great Scott Mais 02/27/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #733: Último póquer na antiga 2.ª divisão?

Spassov

O futebol búlgaro faz parte da dinâmica do futebol português. O primeiro de todos é Kostov em 1982, no Sporting. O último é Bojinov, 30 anos depois, em 2011, também no Sporting. Entre eles, uma série infinita de craques imensos como Kostadinov, Balakov, Mladenov, Mihaylov, Radi e Getov.

Os irmãos Spassov marcam uma época em Paços de Ferreira, na zona norte da 2.ª divisão 1989-90. Yulian é de 1963 e joga a extremo, Nicola é de 1958 e goleia como poucos. Os dois combinam de olhos fechados, provocam espanto por onde passam. A sua qualidade é muito acima da média, sobretudo Nicola, com um total de 34 golos em 33 jogos nessa época.

O último jogo, a um domingo, 3 Junho, o da entrega da Taça de Portugal ao Estrela, é em casa, vs Infesta, liderado pelo inimitável Augusto Mata, o Alex Ferguson do futebol português pela permanência no clube durante 29 épocas. Acaba 5:1, Spassov faz quatro e despede-se à grande e à búlgara. O Paços nem sobe à 1.ª e Spassov transfere-se para o Beira-Mar, onde é cromo da Panini com aquele cabelo esvoaçante, imagem de marca de um jogador com amor à bola e despojado de interesse pelas tácticas do jogo. Ao lado de outros trintões, como Penteado, Sousa, Freire, Abdelghany e Oliveira, a sua magia ainda se faz notar aqui e ali. Também a ele se deve o 6.º lugar, ainda hoje a melhor classificação do Beira-Mar na 1.ª.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *