Great Scott #734: Quem marca o primeiro hat-trick de sempre no clássico entre Real e Barcelona?
Barnabéu
Presidente, grande presidente. O maior de todos. Porque o Real Madrid transforma-se numa força sem igual tanto no futebol como no basquetebol. Ao todo, no reinado de Bernabéu, 86 títulos. É seis vezes campeão europeu no futebol e seis vezes no basquetebol. Caramba, até é campeão mundial. Uma vez no futebol, três no basquetebol. É um legado dificílimo de bater.
É a alma do Real Madrid, o mais-que-tudo. Antes, também é treinador. E antes ainda é jogador. E que jogador. Os seus números como avançado-centro pedem meças a Messi e Ronaldo, com uma média de 0.86 golos por jogo (68 em 76). Curiosamente, ou nem tanto, Santiago Bernabéu é o primeiro jogador de sempre a assinar um hat-trick no clássico entre Real Madrid e Barcelona.
Acontece no dia 2 Abril 1916, para a 2.ª mão da ½ final da Taça do Rei, em Madrid. O nosso Santiago faz o 1:1 de penálti aos 35’, desempata aos 40’ e faz o 3:1 aos 60’. Acaba 4:1. Como o Barcelona ganhara a 1.ª mão por 2:1 (golo madridista você-sabe-muito-bem-de-quem), é necessário um desempate, em campo neutro. Escolhe a casa do Atlético Madrid e é um fartote de golos: 12, seis para cada lado, após prolongamento. Santiago Bernabéu inscreve mais um hat-trick, o segundo. Incrível. Imitam-no Belaunde (Real Madrid) e Alcántara (Barcelona). Pormenor, o último golo desse clássico é de Bernabéu, aos 118’, de penálti.
Vamos para um segundo desempate, outra vez no campo do Atlético Madrid. Mais um prolongamento e 4:2 para o Madrid. Aí, Bernabéu é mais comedido e só marca uma vez. Só para a história do clássico, o último espanhol a marcar três golos num clássico é Amancio (Real Madrid) em 1964. Daí para cá, os hat-tricks pertencem sempre a estrangeiros: Lineker 1987, Romário 1994, Zamorano 1995, Messi 2007, Messi 2014 e Suárez 2018.