Great Scott #740: Último ciclista a chegar atrasado a um contrarrelógio no Tour?

Great Scott Mais 03/08/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #740: Último ciclista a chegar atrasado a um contrarrelógio no Tour?

Delgado

Quatro etapas, quatro. Acácio da Silva é o primeiro português a vestir a amarela do Tour até a perder para Greg LeMond, o vencedor dessa Volta a França 1989.

O arranque do Tour é no Luxemburgo, no primeiro dia de Julho. É um contrarrelógio individual, ganha o holandês Erik Breuknik, com seis segundos de avanço sobre o trio LeMond, Fignon e Kelly. Em em último lugar? Admire-se, Pedro Delgado.

O espanhol, vencedor do Tour em título, estica-se a fazer o aquecimento e perde as referências sobre o ponto físico da partida. O resultado é desastroso e parte com 2 minutos mais 40 segundos de atraso em relação ao previsto. A etapa, claro, corre-lhe francamente mal e acaba a 2’54’’ do camisola amarela.

Para cúmulo, a etapa do dia seguinte, a tal da consagração de Acácio da Silva, também lhe é desfavorável. Na tentativa de reduzir a diferença para os favoritos, estilo LeMond, Kelly e Fignon, o espanhol foge do pelotão e ganha avanço. Só que é apanhado nos últimos metros e lá se vai a surpresa. Para cúmulo, parte ii, a sua equipa Reynolds acaba em último no contrarrelógio na parte da tarde e Delgado já vai em dez minutos de atraso em relação ao camisola amarela. A recuperação só começa na semana seguinte, e lentamente. A verdade é que Delgado galga muito terreno e ganha muito tempo nas etapas de montanha. Feitas as contas às três semanas de Tour, acaba em terceiro lugar, a 3’34’’ do campeão LeMond. Pelo meio, Fignon.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *