Great Scott #743: Único jogador a marcar por três clubes no Torneio Joan Gamper?

Great Scott Mais 03/13/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #743: Único jogador a marcar por três clubes no Torneio Joan Gamper?

Ronald Koeman

Sneeuwvlokje. Ou seja, floco de neve. Ronald Koeman nota-se à velocidade. Pela cor do cabelo, sim. E também pelo estilo aventureiro. O homem joga a central e marca golos até dizer chega, de qualquer lado e em qualquer lado, seja fora da área ou penálti, seja fora ou em casa.

O famoso torneio de verão Joan Gamper, em Barcelona, é disso prova. Koeman estreia-se em 1985, ainda pelo Ajax e marca no jogo de atribuição do 3.º/4.º lugares, vs. Rapid Viena. É um jogo vibrante, emocionante até mais não. O Rapid vai para o intervalo a ganhar por 2:0. Na segunda parte, já com Koeman em campo, no lugar de Meeuws, o Ajax dá a volta ao marcador e acaba 4:2. O grito do ipiranga é de Koeman, aos 54’, com um remate portentoso de fora da área (lá estááááá). Vanenburg, Muhren e Bosman fixam o resultado para os aplausos dos espectadores em Camp Nou.

Três anos passam-se e agora Koeman apresenta-se em Barcelona como jogador do PSV. Já mais maduro, recém coroado campeão europeu de clubes e selecção, o rapaz é até o melhor em campo no 3:3 vs. Peñarol, novamente para o 3.º/4.º lugares. Acredite se quiser, Koeman marca os três golos do PSV. Tanto o primeiro como o terceiro, bojardas de longe. O do meio é de penálti. Curiosamente, no desempate, Koeman permite a defesa de Alvez, titular da selecção do Uruguai no Mundial-90, e o Peñarol sai a celebrar.

Adiante.

Koeman é contratado pelo Barcelona, no mesmo Verão de Michael Laudrup. Os dois juntam-se ao brasileiro Aloísio e formam o trio de estrangeiros, então número limite na era pré-Bosman. Em 1990, é seu o primeiro golo na final vs. Anderlecht, de penálti. Acaba 3:1, com grande exibição de Stoihtckov.

No ano seguinte, em 1991, mais um golo de penálti, agora vs. Rapid Viena. No outro, em 1992, é dele o momentâneo 4:0 vs. CSKA Sofia (acaba 7:1 com hat-trick de Stoitchkov). Em 1993, Koeman fecha a torneia do golo no Joan Gamper com outro penálti, vs. Hajduk Split. Contas feitas, Koeman marca oito golos em 19 jogos no Joan Gamper. É de mestre.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *