Great Scott #745: Quem é suspenso pela UEFA e depois é absolvido para jogar final vs. Benfica?

Great Scott Mais 03/15/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #745: Quem é suspenso pela UEFA e depois é absolvido para jogar final vs. Benfica?

Ronald Koeman

Olha olha quem é ele. Ronald Koeman, pois claro. O PSV é o campeão europeu mais económico de sempre, com cerca de zero vitórias nos últimos cinco jogos da campanha na Taça dos Campeões 1987-88 – só empates, vs Bordéus, Real Madrid e, óbvio, Benfica.

Nos ¼ final, há Bordéus vs PSV. Na primeira mão, em França, o Bordéus de Aimé Jacquet (futuro campeão mundial pela França daí a dez anos) reúne algum favoritismo. O futebol francês está na moda, o meio-campo inclui o capitão Tigana. E é precisamente ele o elemento em destaque. Porque é castigado por uma falta dura de Gilhaus, ao cair do pano da primeira parte.

A entrada de Gilhaus é descabida, verdade. Tigana cai e queixa-se bastante. Há um mini sururu junto do árbitro, Gilhaus vê amarelo. Curiosidade: Gilhaus entrara aos 11 minutos para o lugar de Arnesen, lesionado na perna esquerda na sequência de um choque casual.

Adiante. Tigana levanta-se custo e esconde-se do jogo, por incapacidade física. Ao intervalo, perguntam-lhe pela perna e Tigana responde com uma careta, como quem diz ‘isto não está famoso’. Jacquet acredita na recuperação do capitão durante os 15 minutos de descanso e insiste na sua presença em campo.

Azar o dele, e o de Tigana – é substituído aos 74 minutos. O Bordéus ressente-se, claro. O PSV aproveita, óbvio. Acaba 1:1 – atenção, o resultado já está feito na altura da lesão por culpa dos golos de Touré (21’, livre directo) e Kieft (40’, bola corrida).

Duas semanas depois, o Bordéus joga sem Tigana, o capitão ainda coxeia assim-assim e começa no banco de suplentes. Só salta para o relvado no último quarto de hora, na esperança (vã) de um golpe de misericórdia. O PSV joga para o 0:0 e avança para a ½ final. O sorteio inclui Benfica, Milan e Real Madrid. Sai-lhe o campeão espanhol.

Na ida, em Madrid, 1:1 com Arnesen a sair novamente por lesão ainda na primeira parte. Koeman é titular e desaparece do onze na segunda mão, em Eindhoven. A razão é uma entrevista ao Sports International em que elogia a entrada de Gilhaus para afastar Tigana do jogo e da eliminatória. ‘Aquela entrada foi ouro para nós. O Gilhaus foi magistral.’

Beeeeeem, o assunto incendeia Eindhoven, Bordéus e vai até à UEFA. O PSV multa Koeman com um jogo de castigo (já não joga vs. Haarlem), o Bordéus quer o afastamento do PSV e a UEFA chama Koeman mais Hiddink para um inquérito. Terminado este, a UEFA dá três jogos de suspensão para Koeman. O central goleador está assim ausente do tudo ou nada da ½ final, em Eindhoven, e ainda da final, caso o PSV elimine o Real Madrid.

Há declarações de todo o mundo, até de Tigana. ‘Que todos nós queiramos chegar mais longe na Taça dos Campeões, é normal. Que todos nós joguemos sujo dentro de campo, ainda vá. Agora que haja alguém a falar dessa maneira como Koeman fez isso é que não, o espírito desportivo está corrompido porque devíamos ser os primeiros a ser um exemplo para as crianças.’

Ainda em Bordéus, o avançado Ferreri não acredita mesmo que Gilhaus se tenha atirado a Tigana de propósito. ‘Foi uma falta dura, maldosa, mas não me pareceu de propósito. Até porque o Gilhaus é avançado e os avançados não sabem defender nem fazer tackles.’

Em Eindhoven, o vice-presidente Kees Ploesgma está desnorteado com as palavras de Koeman. ‘O que ele fez foi desacreditar o clube onde joga, o país onde nasceu e o futebol que tanto gosta. Só posso dizer que conheço Hiddink de ginjeira e ele nunca diria a um jogador para atacar outro.’

A UEFA só castiga Koeman e afasta-o da decisão vs. Real Madrid. Curioso é o quadradinho seguinte. Consumado o apuramento do PSV para a final, vs. Benfica, o castigo cai milagrosamente. E assim Koeman joga a titular em Estugarda e é até ele quem marca o primeiro penálti do desempate.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *