Great Scott #751: Último capitão a levantar a Taça Ribeiro dos Reis?
Torres
A Taça Ribeiro dos Reis é uma Taça da Liga dos anos 60/70, criada pela FPF para os clubes da 1.ª e 2.ª divisões e jogada nos meses de Junho/Julho, entre o final dos campeonatos e o início das férias.
Há quem apresente as reservas, há quem jogue com total seriedade, há quem faça a mistura e há quem se esqueça dos regulamentos, como o Varzim em 1970, desclassificado por não alinhar o número limite mínimo de jogadores habituais no onze da 1.ª divisão e Taça de Portugal.
Nas 11 edições da prova, cujo nome próprio é uma homenagem a um homem total chamado Ribeiro dos Reis, internacional português em 1921, capitão do Benfica e co-fundador do jornal A Bola, Vitória FC e Benfica dividem o primeiro lugar do pódio com três títulos cada. E é o Benfica o último a ganhar a taça, em 1971.
Estádio do Restelo, quarta-feira, 21 Julho. O ambiente é de paz, jogam Benfica e Braga. Em jeito de homenagem pela saída para Setúbal, o treinador benfiquista Hagan inclui Torres no onze e dá-lhe a braçadeira de capitão. O homem enche-se (ainda mais) de brio e faz o primeiro golo da noite, de cabeça. O Braga vai atrás e empata pelo jogador-treinador Lua, aos 71’.
Sem mais até ao soar do apito do portuense Fernando Leite, joga-se o prolongamento e aí o Benfica é mais forte. Golos de Diamantino (100’) e Carlos Pereira (117’) garantem a vitória, a taça e, claro, a despedida ideal de Torres, levado em ombros pelos companheiros.