Great Scott #774: Único jogador a sagrar-se campeão mundial já como jogador de 2.ª divisão?

Great Scott Mais 04/25/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #774: Único jogador a sagrar-se campeão mundial já como jogador de 2.ª divisão?

Collovati

Há a montanha russa e depois há a vida de Fulvio Collovati. Defesa elegante, de passada larga e confiante, excelente no jogo aéreo, exímio na antecipação, Collovati dá nas vistas ainda como júnior e o olho clínico de Trapattoni topa-o a léguas. Vai daí, sobe à equipa principal do Milan, onde cedo se impõe com naturalidade.

Levanta a Taça de Itália na época de estreia, em 1976-77, e sagra-se campeão italiano em 1979. No ano seguinte, o totonero das apostas ilegais atira o Milan para a 2.ª divisão e Fulvio mantém-se firme e hirto no clube. Na sequência do Euro-80, em Itália, onde é titular e acaba por falhar o único penálti no desempate para atribuição do terceiro e quarto lugares, vs. Checoslováquia, o nosso Collovati faz-se campeão da Série B e anima-se com o regresso aos grandes palcos.

O problema é a pobreza do Milan em todos os sentidos. Maus jogos, péssimos resultados e adeptos intratáveis. Collovati, nomeado capitão na ausência de Maldera, chega a ser agredido durante um jogo em Como e jura nunca mais. O Milan acumula tristezas atrás de tristezas e consome a descida à 2.ª divisão, agora no campo desportivo, sem a secretaria metida ao barulho.

Quando acaba a época 1981-82, Collovati está determinado em encontrar um clube. Nesse vai-não vai, é convocado para o Mundial-82 e faz todos os oito jogos a titular. É campeão mundial e, só depois, assina pelo Inter. É acusado de traição e faz quatro épocas no arqui-rival. Seja como for, é o único de sempre a titular e a festejar um título mundial de selecções como jogador da 2.ª divisão.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *