Great Scott #800: Único português a levantar a Taça da Grécia como capitão?

Great Scott Mais 05/31/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #800: Único português a levantar a Taça da Grécia como capitão?

Vieirinha

A final da Taça da Grécia 2018 acaba mal, com invasão de adeptos do PAOK, todos loucos para celebrar a vitória vs. AEK (2:0). E também acaba com dois portugueses a capitães, Vieirinha pelo PAOK (de fio a pavio) e André Simões pelo AEK (a partir dos 67 minutos, aquando da saída de Mantalos).

Se André Simões passa ao lado do jogo, Vieirinha é a figura mais destacada. Daí que receba o prémio de melhor em campo antes de levantar a taça como capitão, ali a meias com Malezas, suplente não utilizado.

Como se isso fosse pouco, Vieirinha é ainda o autor do primeiro golo da noite, já na segunda parte, através de um livre directo descaído para a esquerda do ataque. Nora, Vieirinha joga sempre como lateral-esquerdo.

A falta é assinalada pelo árbitro espanhol Fernández Borbalán, a barreira de seis homens está formada e só há um homem atrás da bola. Vieirinha, claro. O capitão atira com o pé direito e a bola vai cruzada, junto ao poste mais longínquo.

O guarda-redes Barkas, que até defendera (e muito bem) um penálti de Prijovic na primeira parte, escolhe o lado da barreira para se atirar e, quando se apercebe do erro de intuição, já a bola de Vieirinha está caminho do golo. O PAOK faz o 2:0 nos descontos, por Pelkas, em contra-ataque, e o que se segue é um corropio de adeptos indesejáveis no meio do relvado. Há jogadores do AEK a empurra-los, há jogadores do PAOK a abraçá-los. Por falar em abraço, Vieirinha sobre à tribuna de honra e agarra-se ao prémio de melhor em campo mais à taça. O céu é o limite.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *