Great Scott #812: Quem marca o golo solitário da final da 1.ª divisão AF Lisboa em 1990?
Lupeta
O Zaire tem o seu encanto na 1.ª divisão. Basta enumerar os craques do Vitória SC nos anos 80: N’Dinga, N’Kama, Basaúla e por aí fora. Nenhum deles marca um golo tão decisivo como Lupeta.
Quem? Lupeta Monga, nascido a 30 Janeiro 1962, ainda hoje é uma instituição na Lourinhã. Agora como treinador de equipamentos, antes como jogador. Aliás, avançado. Melhor ainda, goleador.
Lupeta cresce no AS Vita, a maior equipa do Zaire, e chega Portugal para o Peniche. Às tantas, a meio da época 1989-90, muda-se para o Lourinhanense, também no Oeste. E faz história como autor do título de campeão da 1.ª divisão da AF Lisboa em 1990.
A final é vs. Musgueira, no Campo das Seixas, na Malveira, à porta fechada. Então? A final original na Lourinhã é interrompida aos 20 minutos por falta de segurança na sequência dos desacatos entre elementos das duas equipas e a AF Lisboa decide-se por campo neutro.
Joga-se a um domingo, 24 Junho 1990. O Lourinhanense apresenta-se com Ramalho; Banha, Dias, Octávio e Tozé; Manaca, Brito, Viola e Mayer; Lupeta e Faria. O treinador é Vieira da Silva. O Musgueira joga com Cuca; Baião, Henrique Alves, Hernâni e Júlio; Toninho, Álvaro (Kalita 60’), Toni e Nelo; Paulo Pedro e Armindo (Musgas 46’). O treinador é, imagine-se, o guarda-redes suplente Cortesão.
O apito é de Francisco Borralho, auxiliado por José Baião e Eduardo Hilário. O golo solitário é de Lupeta, aos 82 minutos. É bom lembrar que Lupeta, mais tarde conhecido como Magnusson do distrital, é o único internacional AA em campo por obra e graça de um jogo pelo Zaire vs. Moçambique em 1980 (acaba 5:2 em Kinshasa, qualificação para o Mundial-82).