Great Scott #816: Primeiro português a marcar no dérbi de Glasgow?

Great Scott Mais 06/22/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #816: Primeiro português a marcar no dérbi de Glasgow?

Pedro Mendes

Cadete, primeiro. Capucho, depois. Um pelo Celtic, outro pelo Rangers. Nenhum deles marca no dérbi de Glasgow, seja campeonato, seja taças. É preciso um médio de combate para romper a tradição, chama-se Pedro Mendes.

Campeão europeu pelo FC Porto em 2004, Pedro Mendes inicia a época 2008-09 pelo Portsmouth e é titular na supertaça inglesa perdida para o Manchester United. Só faz esse jogo antes de se transferir para o Rangers, onde se sagra campeão escocês à primeira tentativa – outro título impossível para Cadete e Capucho.

Na caminhada gloriosa, Pedro Mendes acumula 35 jogos e três golos, o primeiro dos quais é precisamente no estádio do Celtic, com um extraordinário pontapé de primeira, e fora da área, na sequência de um canto da esquerda batido por Steven David. A bola vai rasteira e entra junto ao poste esquerdo de Boruc, é o 1:3 aos 62 minutos. Desata a euforia do Rangers, vencedor desse dérbi por inequívoco 4:2.

Mais tarde, em Dezembro, o Celtic ganha o segundo dérbi da época e estica a liderança para nove pontos. Assunto resolvido? Nem por isso, assiste-se então a uma épica recuperação do Rangers, culminada com o título de campeão escocês, assegurado numa vitória sem espinhas em Dundee (3:0). Nessa tarde, Pedro Mendes também deixa a sua marca e ouve os cânticos dos adeptos do Rangers ‘ele veio do Portsmouth, ele detesta o Celtic, ele gosta de nós e vai ser campeão’ ao rimo de ‘nel blu di pinto di blu’ de Domenico Modugo.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *