Great Scott #897: Único jogar a marcar quatro golos em dois jogos na 2.ª Honra?
Yekini
Rashidi Yekini é um goleador como poucos. Para início de conversa, é o único a sagrar-se melhor marcador da 2.ª e 1.ª divisões em anos seguidos em 1993 e 1994. Depois, é o primeiro nigeriano a marcar um golo em Mundiais – o de 1994, nos EUA.
Como se isso fosse pouco, acumula dois póqueres em jornadas seguidas da 2.ª divisão em 1992-93. Primeiro vs. Leixões, no Bonfim, depois vs. Académica, em Coimbra. É um festim sem igual, uma marca irrepetível.
Atenção, o Vitória FC entra mal, muito mal no ano 1993. Ao empate vs. Estrela (1:1) seguem-se três derrotas (Torreense, Boavista, Rio Ave). Entramos no mês de Fevereiro e Yekini arrebita. O Leixões apanha por tabela, sem dó nem piedade. China ainda faz o 1:1. Qual quê, Yekini responde com um hat-trick até ao intervalo. O póquer é festejado aos 52 minutos e acaba 6:1.
Na semana seguinte, dia 14 Fevereiro, o Vitória FC faz 5:3 em cima da Académica. Ao intervalo, 0:1 de Yekini (passe de Chiquinho Conde). Na segunda parte, o festival Yekini volta a tirar partido da inteligência de Chiquinho Conde para o 0:3 aos 58 minutos. O Vitória FC adormece à sombra da goleada, a Académica empata em seis minutos, por Fua, Hristo e Leandro.
Está 3:3, e agora? Nada de especial, é só chamar por Yekini. O nigeriano aproveita uma perda de bola de Rocha em zona proibida aos 78’ e, mais à frente, atira à meia volta sem hipótese para Tó Luís em cima do minuto 90.
Quatro golos em dois jogos seguidos é obra. Top top top top.