Great Scott #902: Quem é o português a marcar o primeiro golo em directo na televisão angolana?
Manuel Fernandes
A última época futebolística da 1.ª divisão dos anos 70 é rica em acontecimentos. Bicampeão em título, o FC Porto de Pedroto assume-se como favorito ao inédito tri e faz-se ao piso com notável categoria, seguido bem de perto por Sporting e Benfica.
No final da primeira volta, Sporting 25 pontos, Porto 25, Benfica 24. No final da segunda, Sporting 52, Porto 50, Benfica 47. O título de campeão volta para Lisboa, sobretudo com os golos da dupla Manuel Fernandes-Jordão.
Pelo meio, ainda antes do fim da primeira volta, no dia 10 Novembro 1979, o Sporting visita Angola e joga com o 1.º Agosto no Estádio Cidadela, em Luanda. O árbitro é português, chama-se Porém Luís.
O Sporting de Rodrigues Dias (substituído a meio do campeonato por Fernando Mendes) entra em campo com Fidalgo; José Eduardo, Bastos, Meneses e Barão; Martinho, Artur Neto e Helinho; Dilson, Manoel e Manuel Fernandes (cap). O anfitrião 1.º Agosto joga com Napoleão; Dongala; Mateus, Lourenço, Garcia e Manico; Sabino, Barros (cap) e Mendinho; N’Dunguidi e Sansão.
Detalhe, o jogo dá na televisão angolana. Aliás, é o primeiro directo de futebol na TPA, fundada em 1973. A visita do Sporting obriga a um esforço suplementar de câmaras televisivas e jornalistas à hora do jogo. O entusiasmo é total.
Ao intervalo, 0:2. O primeiro golo é na própria baliza, após livre de José Eduardo e cabeceamento de Helinho. O defesa Lourenço mete o pé e abre o marcador. O segundo é de Manoel, de cabeça, a um cruzamento de Manuel Fernandes desde a direita.
E o terceiro da tarde, já aos 59 minutos, é do capitão. O passe longo é de Barão para a direita, onde Manuel Fernandes recebe para a frente, corre uns metros com a bola bem controlada e aplica um pontapé cruzado, sem hipótese para Napoleão.