Great Scott #920: Primeiro português a falhar um penálti no Parque dos Príncipes?

Great Scott Mais 12/05/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #920: Primeiro português a falhar um penálti no Parque dos Príncipes?

Laranjeira

Campeão português pelo Sporting em 1974 e pelo Benfica em 1981, o central Laranjeira é um dos segredos mais bem guardados do futebol português. Homem de perfil discreto, raramente se ouve falar dele, embora o currículo seja de enorme gabarito, se acrescentarmos o seu valioso contributo (e como titular) da selecção portuguesa na Minicopa 1972, no Brasil.

Em Outubro 1970, com apenas 19 anos, Laranjeira é lançado por Fernando Vaz na primeira equipa do Sporting e o rapaz pega de estaca daí em diante. Ganha estatuto sem pestanejar, graças a um futebol sem erros, e é nomeado capitão na sequência da saída de Damas para o Racing Santander.

Pois bem, ainda nesse ano 1970, mais cedo até, em Janeiro, o nosso Laranjeira é o capitão de Portugal sub18 na qualificação para o Europeu. Na visita ao Parque dos Príncipes, a 28 Janeiro, a selecção perde feio por 3:0. A equipa inclui nomes como Matos, Carlos Cardoso, Ludgero, Nando e João Cardoso.

Ao intervalo, 2:0. No fim, 3:0. Carrié abre e fecha o marcador. Pelo meio, Santini – futuro seleccionador da França. A seis minutos do fim, o árbitro belga Loraux apita penálti por falta do lateral Becker sobre Ludgero. A 11 metros da baliza, Laranjeira consegue enganar o guarda-redes Bertrand-Demanes, só que acerta a bola em cheio na trave.

No final do jogo, em declarações para A Bola, o central sportinguista diz de sua justiça. ‘Era eu o marcador oficial de livres e penáltis, agora já não quero esse papel.’

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *