Great Scott #930: Último árbitro a apitar dois jogos da 1.ª divisão no mesmo fim-de-semana?
Veiga Trigo
É daquelas proezas do arco da velha, um árbitro apitar dois jogos da 1.ª divisão no mesmo fim-de-semana. Acontece com Veiga Trigo em 1985-86, na 7.ª jornada, e a culpa é dos ventos fortes da Madeira.
Então, que pasa? Ora muito bem, a relação dos árbitros sai na sexta-feira e o nome de Veiga Trigo está indicado para o Portimonense-Sporting, no sábado à noite. Menos de 24 horas depois, em Setúbal, o Vitória FC vs. Aves vai ser apitado pelo madeirense Manuel Correia. Acontecem os tais ventos, o avião nem sai do aeroporto e é preciso um árbitro de emergência.
Veiga Trigo pernoita em Portimão e arrepia caminho para o Bonfim, onde não vê golos. De um dia para o outro, o árbitro de Beja sofre a bom sofrer com os adeptos portimonenses, insatisfeitos com o resultado desfavorável por conta de um golo solitário de Jordão.
À saída do estádio, Veiga é ameaçado por uma franja de associados portimonenses e só a pronta intervenção do secretário técnico Neto Gomes, do Portimonense, impede uma situação mais desagradável. Mais à frente, já noite alta, dentro de um restaurante em Lagos, o jornalista Fernando Correia é positivamente abalroado por uma série de adeptos do Portimonense. Primeiro é agredido verbalmente, depois fisicamente, ao ponto de ter recebido apoio hospitalar.