Great Scott #950: Único treinador a dar a táctica na prisão em Custóias?

Great Scott Mais 01/16/2024
Tovar FC

author:

Great Scott #950: Único treinador a dar a táctica na prisão em Custóias?

Joaquim Meirim

Homem de temperamento forte e frases sonantes para o jet-set futebolístico, Joaquim Meirim convive com o mundo da bola durante anos e anos, até depois da sua morte. O seu trabalho em algumas equipas é meritório, como a CUF em 1967-68 e o Varzim em 1969-70.

No final dos anos 70, Meirim aventura-se no Salgueiros por duas épocas, ambas na 2.ª divisão, zona norte. Em ambas, ganha 1:0 ao Famalicão. Na primeira, em Outubro 1979, tudo normal. Na segunda, em Janeiro 1981, é o mundo de pernas para o ar. E porquê? Simples, Meirim está preso em Custóias. Por quatro dias, culpa de um assunto relacionado com cheques.

No domingo, dia de jogo, o autocarro do Salgueiros abala para Custóias com todo o seu plantel. A incerteza do destino é uma certeza. Quando os jogadores entram na prisão, nem querem acreditar nos seus olhos. Meirim dá a táctica lá dentro, entre as quatro paredes. Conta o defesa Mariano, famoso por fazer toda a formação no FC Porto. ‘Entrámos numa sala grande e o Meirim deu a táctica, ao lado do seu adjunto Augusto Martins. Ganhámos 1:0 ao Famalicão. O Meirim era muito sagaz. Falava e gostava de ouvir, raramente se repetia nas preleções e dava gosto estar com ele. Há treinadores que fazem sono, ele não. E, depois, era um treinador que lutava pelos interesses dos jogadores. Bom homem de bom treinador.’ Seja no campo, seja na prisão.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *