Great Scott #1008: Último bis no prolongamento na final da Taça de Holanda?
Van Basten
É a despedida, Van Basten joga a final da Taça da Holanda e depois arrepia caminho para o Milan, onde se encontra com o compatriota Gullit, contratado ao arqui-rival PSV, campeão holandês em 1987.
Nesse ano de 1987, o Ajax é segundo classificado e ganha as taças, a das Taças (vs. Lokomotiv Leipzig) e a da Holanda (vs. Haia), na tal despedida de Van Basten. A final é em Haia, coincidência das coincidências, e o Haia até já ganhara 3:2 no campo do Ajax para a 1.ª divisão.
Com o número 6 nas costas, o avançado Bosman assume o protagonismo como autor do 1:0 (remate de primeira, com o pé esquerdo) e do 2:2 (de cabeça). Pelo meio, Boere e Morley alegram a tarde à maioria dos 8600 espectadores.
No prolongamento, Van Basten resolve a favor do Ajax com um golo no penúltimo minuto da primeira parte e outro no primeiro da segunda. Confuso? Muito bem, o capitão faz o 3:2 aos 104 minutos, num ressalto, e fixa o 4:2 aos 106’, de baliza aberta, após abertura de Rijkaard para Bergkamp.
No final, Van Basten levanta a taça e recebe a medalha de campeão vestido com uma camisola amarela e verde do Haia. Que classe.