Great Scott #1036: Último africano a marcar quatro golos fora num jogo da 1.ª divisão?
Fary
Segunda-feira, 15 Outubro 2001. A 8.ª jornada da 1.ª divisão tem o seu fim no Restelo, com o Belenenses vs. Beira-Mar. As equipas equivalem-se. Se a de Marinho Peres goza do factor casa, a de António Sousa reúne o factor Fary.
Em noite verdadeiramente inspirada, o avançado senegalês faz mossa com quatro golos. A aventura do póquer começa aos 30 minutos, em fora-de-jogo, após livre de Luís Manuel e desvio (leve) de Filipe. Antes do intervalo, o Beira-Mar amplia por 2:0. Fernando Aguiar isola Cristiano e o lateral-esquerdo faz o mais fácil na cara de Marco Aurélio.
O intervalo é bom conselheiro. Para o Beira-Mar. Aos 48’, uma descida de Gamboa pela direita provoca o bis de Fary, de cabeça. Aos 59’, uma jogada tirada a papel químico, agora pela esquerda, por obra e graça de Rui Dolores, garante o hat-trick.
O Belenenses ainda reúne forças para reduzir, através de José Afonso, na sequência de um livre de César Peixoto, e é novamente Fary quem fixa o resultado ao 73.º minuto. Rui Manuel isola-se e serve o 9 para o póquer. Incrível, e verídico. O Beira-Mar dá cinco, Fary marca quatro. Histórico, e nunca mais repetido.