Great Scott #1037: Quem é o português mais novo a estrear-se no estrangeiro?
Vasco Oliveira
Redondos, os números. Fácil, a conta. De Maio 2000 para Dezembro 2016, dá 16 anos e sete meses. Sem tirar nem pôr.
Pois bem, é a idade de Vasco Oliveira no dia de estreia a nível profissional, durante o Sampdoria vs. Cagliari para a Taça de Itália. O treinador Massimo Rastelli lança-o aos 50 minutos de jogo, com 1:0 no marcador. O português entra e encosta-se à lateral-direita. O jogo acaba 3:0, bis de Schick, e o Cagliari é eliminado da Coppa.
Zero drama, só festa. A estreia de Vasco Oliveira é o momento do dia, observado in loco pela sua família, natural de Ferreira do Zêzere. Conhecido como Soneca desde os primeiros tempos no U. Tomar em 2008, por adormecer com frequência no autocarro da equipa a caminho dos jogos, o defesa está nas nuvens.
‘Vejo este momento como um sonho e sinto que é apenas o início de um longo trajecto. A verdade é que costumo treinar-me de vez em quando com a equipa principal e sinto o apoio de todos, sobretudo de Bruno Alves.’
Verdade, o internacional Bruno Alves joga no Cagliari e dá força ao adolescente. ‘Antes do jogo, quando soube que ia ser suplente, disse-me para estar tranquilo, sem pressão e fazer o que costumo fazer nos treinos. Quando entrei em campo, mesmo com o estádio cheio, nem estava nervoso. Focado, isso sim.’ A aventura de Soneca em Itália acaba em 2019, ao serviço do Genoa. Segue-se o regresso a casa, primeiro Estoril, depois Farense, agora U. Leiria. Chapeau.