Great Scott #1052: Único da U. Leiria a marcar três golos seguidos de cabeça num jogo da 1.ª divisão?

Great Scott Mais 09/12/2024
Tovar FC

author:

Great Scott #1052: Único da U. Leiria a marcar três golos seguidos de cabeça num jogo da 1.ª divisão?

Jaques

A U. Leiria é uma força da natureza do futebol português a partir dos anos 90, aquando da primeira subida ao escalão maior. Da estabilidade ao sucesso é um passo, alicerçado nas equipas treinadas por Manuel José, primeiro, e José Mourinho, depois.

No final da época 2001-02, já com Vítor Pontes no comando, a U. Leiria visita Guimarães e silencia o D. Afonso Henriques com uma vitória de virada por 4:2. O Vitória adianta-se em dose dupla, 1:0 por Hugo Cunha, assistido por Pedro Mendes, e 2:0 por Fangueiro, de penálti.

Antes do intervalo, a União faz a força. Literalmente. Éder reduz, de cabeça, após cruzamento do lateral-esquerdo Nuno Valente. Na segunda parte, hara-kiri de Abel. Esse mesmo, o agora treinador do Palmeiras. O lateral embrulha-se com Maciel num lance a meio-campo e encosta-lhe a cabeça. O aparato é imenso. Maciel cai e queixa-se, Paulo Baptista levanta o braço e mostra o vermelho directo.

Com dez elementos, o Vitória é presa fácil para o União. Ou melhor, para Jaques. O avançado saído do banco ao intervalo para o lugar de Leão comete a proeza de marcar três golos seguidos a Palatasi, e todos de cabeça. O primeiro é aos 57’ (cruzamento de Derlei), o segundo aos 64’ (Maciel) e o terceiro aos 80’ (Paulo Duarte). Nunca visto, jamais repetido. Na história do União, queremos dizer. E, se calhar, na da 1.ª divisão. A rever.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *