Great Scott #1070: Quem marca o golo decisivo do título de campeão escocês em 2002-03?

Great Scott Mais 10/08/2024
Tovar FC

author:

Great Scott #1070: Quem marca o golo decisivo do título de campeão escocês em 2002-03?

Arteta

A Escócia é um país fascinante para turismo e tal. E que tal o futebol? Belas equipas (Celtis campeão europeu 1967 à cabeça), uma selecção curiosa aqui e ali (nunca passa da fase de grupos, seja Europeu, seja Mundial) e uns treinadores formidáveis (agora escolha entre Alex Ferguson, Bill Shankly, Matt Busby, Kenny Dalglish e Jock Stein). Uauuuu, que lista incrível.

Adiante, e o campeonato? Bahhhhhhh. É dos mais previsível, entre Celtic e Rangers. O último clube a quebrar essa monotonia é o Aberdeen, em 1984. Ya, oitenta-e-quatro. Há 40 anos. Damn (emoji do coração partido).

Adiante, again. Estamos na época 2002-03, a primeira sem jogos transmitidos em directo na Sky Sports. A decisão é um baque para todos os clubes escoceses, sobretudo o Rangers, endividado em 77 milhões. Esse facto não lhe impede de acumular um treble doméstico. Meaning? Campeonato, Taça da Escócia e Taça da Liga.

O caminho do treble começa com a Taça da Liga, 2:1 vs. Celtic em Março. Só dois meses depois, no final de Maio, separado por uma semana, o Rangers levanta as outras duas taças. A primeira é a do campeonato, com um golo de vantagem sobre o Celtic. A segunda é a da Taça da Escócia, 1:0 vs. Dundee.

A questão do título de campeão é a mais pertinente de todas pela emoção contínua, do primeiro ao último minuto. Rangers e Celtic chegam à última jornada com 94 pontos e 72 golos de diferença. O Rangers só é primeiro classificado pela quantidade de golos marcados (95 contra 94). Está lançado o caos durante hora e meia.

O Rangers recebe o Dunfermline (5.º), enquanto o Celtic visita o Kilmarnock (4.º). Luzes, câmara, acção. Passam-se 90 minutos a correr. O Celtic dá quatro-secos, o Rangers está 5:1. Tudo empatado. No último instante, penálti para o Rangers.

Sustém-se a respiração, Arteta parte para a bola e faz o 6:1. O Rangers é campeão por um golo, é o final de época mais excitante da Escócia, o país com o campeonato mais insosso da Europa.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *