Great Scott #57: Qual é a primeira final da Taça de Inglaterra transmitida em directo pela RTP?
1972, Leeds Arsenal
Que sábado, chi-ça. Joaquim Agostinho resolve correr sem capacete em estrada antes da etapa em Tarragona e cai com estrondo. É grave. A um minuto e meio da camisola vermelha pertença do espanhol Perurena, o português sai de cena da Vuelta sem honra nem glória. No outro lado do Atlântico, o Vasco da Gama estreia o jogador mais caro do mundo. Chama-se Tostão e sai do Cruzeiro por 20 mil e 500 contos, numa transferência patrocinada pelo Banco Português do Brasil. Tostão, cruzeiro, contos. Que salganhada. Adiante, o jogo com o Flamengo é válido para o campeonato carioca. “Não levei a bem o critério do Cruzeiro em vender o meu passe, mas acabo por ficar satisfeito pela opção do Vasco.”
Entre Espanha e Brasil, do ponto de vista geográfico, nós. O fim-de-semana televisivo 6/7 Maio promete. Ainda só há RTP 1. No domingo às 18 horas, Belenenses-Barreirense. No sábado às 1430, o som da eurovisão ecoa pelo país inteiro. É a transmissão da final da Taça da Inglaterra, at last. A ocasião é a mais emblemática de todas: é a 100.ª edição da competição mais antiga do mundo.
De um lado, o Arsenal (campeão e vencedor da Taça na época anterior). Do outro, o Leeds (zero tituli). Wembley enche-se com 100 mil pessoas. Por cá, muitas mais a ver pela televisão. Ganha o Leeds de Don Revie, o do jogo sujo. Aos cinco segundos, Allan Clarke atira-se a Alan Ball. Em bolas à trave, vitória do Leeds por 2:1. Em golos, novo triunfo magro do Leeds por 1:0, obra de Clarke, o tal da falta mais-que-madrugadora. A jogada é bem trabalhada, com cruzamento de Jones da direita para a entrada da área, onde aparece Clarke a dar um vistoso cabeceamento em voo rasante. A bola sai forte e colocada, junto ao poste. Ainda hoje, quando o Leeds joga com o Arsenal, os adeptos entoam o cântico ‘who put the in the Arsenal net, Allan Allan, who put the ball in the Arsenal net, Allan Allan Clarke and that’s a wonderful feeling’.