Great Scott #95: Onde é o primeiro concerto de Frank Sinatra na Europa?

Great Scott Mais 08/17/2020
Tovar FC

author:

Great Scott #95: Onde é o primeiro concerto de Frank Sinatra na Europa?

Santa Maria, Açores

Como assim, Frank Sinatra? Mil-nove-e-quarenta-e-cinco. Dia 13 Junho. Um avião carregado de estrelas aterra em Angra do Heroísmo. No dia seguinte, a mesma trupe avança para Santa Maria. Entre as figuras, o comendiante do burlesco Phil Silvers, a actriz Fay McKenzie, a dançarina acrobática Betty Yeaton e o pianista Saul Chaplin, conhecido como “mestre da música”. Além, como é óbvio, d’A Voz. Espante-se, é o seu primeiro concerto na Europa. Um registo histórico e, vá, impressionante. Frank Sinatra canta (e encanta, por supuesto) em Santa Maria, no antigo cinema do aeroporto, espaço cultural construído pelos americanos aí instalados durante a 2ª Guerra Mundial. A sala, com capacidade para 500 pessoas, está encerrada desde 2007 em estado avançado de degradação.

E quê? Continua a ser a sala de Sinatra. Que, na altura, é persona non grata para os militares. Tudo porque um colunista social denuncia-o por ter pagado 40 mil dólares para escapar ao serviço militar. O artista é desclassificado, anos mais tarde, com a abertura de ficheiros do FBI. Afinal, Sinatra é dado como inapto por culpa de um “tímpano perfurado” e de “alguma instabilidade mental”. Seja como for, Sinatra enturma-se com os militares.

Conta Saul Chaplin na biografia “All The Way” que, certa noite, na casa de um tenente, Sinatra questiona o constante tráfego aéreo na zona. “São soldados feridos a chegar depois de terem sido evacuados de Itália; estacionam aqui para limpar o avião e reabastecer.” Espantado, Sinatra pede para ver os soldados feridos, muitos deles mutilados. Quando vêem a estrela, pedem-lhe para cantar. “Não posso, não tenho piano”. “Canta à mesma”, pede um soldado. “Sem acompanhamento”, diz outro. E Sinatra deslumbra. Durante horas.

A última canção é a de embalar de Brahms, enquanto alguns soldados, deitados em macas, embarcam rumo aos EUA. “Talvez isto vos ajude a adormecer.” Na sua breve estadia em Angra, o cantor compra uma máquina fotográfica Zeiss na loja Foto-Bazar, na rua de São João.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *