Great Scott #99: Último clube a marcar mais golos que os três grandes numa época de 1.ª divisão?

Great Scott Mais 08/21/2020
Tovar FC

author:

Great Scott #99: Último clube a marcar mais golos que os três grandes numa época de 1.ª divisão?

Vitória SC 1974-75

Que categoria, o Vitória SC de Mário Wilson. O começo é irresistível, 5:0 ao Espinho em Guimarães. Abre a conta um tal de Rui Rodrigues. Imitam-no Jeremias, em dose dupla, Tito e Abreu. O festival continua alegremente, sobretudo o de Jeremias, autor de um póquer no jogo seguinte em casa, vs Oriental (5:0). Uma semana depois, vitória do Vitória no José Alvalade por 3:2. Jeremias, claro, marca o seu. Depois, Romeu e Custódio Pinto (penálti) também enganam Damas.

Jeremias. O brasileiro contratado nesse Verão ao América do Rio nem tem Jeremias. Ele é Jorge da Silva Pereira. E é craque da cabeça aos pés. Acaba a época com 18 golos em 22 jogos. Vinte e dois, só? Pois é, o homem é expulso em Espinho, no início da segunda volta e a FPF suspende-o por seis jogos. Absurdo? Ridículo? Exagero? Tudo junto, o Vitória protesta airosamente. O clube e as suas gentes. Está o caldo entornado.

Só pura curiosidade: Jeremias é expulso aos 26 minutos, com vermelho directo por palavras injuriosas ao árbitro Moreira Tavares. Já está 1:0 para o crónico último classificado Espinho, com um penálti de Washington, pai de Bruno Alves. Antes do intervalo, 2:0 por Júlio. Ao intervalo, a palestra de Mário Wilson deve ter sido interessante. Com dez jogadores, o Vitória vira um 2:0 para 2:3. Bernardo da Velha reduz, de penálti (56’), Romeu empata (75’) e o suplente Jorge Gonçalves garante a reviravolta sensacional (86’). É um hino á persistência.

Sem Jeremias, o Vitória perde embalo e acumula duas derrotas seguidas fora, vs Oriental e Belenenses. Pelo meio, empate em casa vs Sporting. Nesses 270 minutos de bola, um só golo. Jeremias faz falta. Ai faz, faz. Quando volta, tudo muda e o Vitória dá um safanão no campeonato.

Até à 20.ª jornada, o Porto domina as contas dos golos da 1.ª divisão. O Vitória persegue-o (41-40). Na semana seguinte, o 4:0 vs Olhanense em Guimarães permite-lhe a subida ao primeiro lugar, graças aos golos de Abreu, Romeu, Romeu e Almiro. À jornada 24, suspense. Em golos, está assim: 49 Vitória, 49 Benfica, 48 Boavista, 48 Sporting.

De repente, o Vitória dá um chega-para-lá. Outro 4:0, agora no Bonfim, com a marca de Romeu, Jeremias, Abreu e Tito. Até final, o Vitória segura a vantagem e nem a derrota em casa vs Boavista (1:2) lhe retira o mérito maiúsculo de acabar o campeonato com o rótulo de melhor ataque. Com 64, à frente de Benfica (62), Porto (62), Sporting (59) e Boavista (58). Nunca mais repetido, incrível.

Só pura curiosidade, parte ii: os três melhores marcadores do Vitória dessa época na 1.ª divisão são Jeremias (18), Tito (17) e Romeu (10).

Outros clubes como o Vitória SC
Belenenses 1934-35
Belenenses 1940-41
Belenenses 1942-43
Olhanense 1943-44

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *