Great Scott #103: Última final da Taça de Portugal com dois treinadores estrangeiros?

Great Scott Mais 08/27/2020
Tovar FC

author:

Great Scott #103: Última final da Taça de Portugal com dois treinadores estrangeiros?

1987 Mortimore SLB Burkinshaw SCP

Trauma? Essa é boa, qual trauma, qual quê. O Benfica pós 7:1 em Alvalade não perde mais até ao final dessa época 1986-87 num dos mais impressionantes registos de que há memória. Em 23 jogos, a equipa do inglês John Mortimore acumula 16 vitórias (incluindo o 3:1 ao FC Porto duas jornadas depois, com hat-trick de Rui Águas), sete empates e um imparável 50-11 em golos.

Como se fosse pouco, sagra-se campeão nacional na penúltima jornada. Adivinhe com quem. Pois, Sporting. A 24 Maio 1987, um FC Porto mais preocupado com a final da Taça dos Campeões (2:1 ao Bayern em Viena) perde em Portimão vs Farense com um golo do espanhol Paco Fortes, e disso se aproveita o Benfica para festejar condignamente o título, com uma vitória a condizer. Não é 7:1, basta 2:1 com golos de Chiquinho Carlos (17’) e Nunes (25’) contra o de Mário Jorge (70’). “A gente não tem a melhor equipa, nem o melhor plantel, mas somos os campeões. Bem feita!”, brindam Carlos Manuel e Diamantino, entre algumas garrafas de cerveja e copos de champanhe.

Como se fosse pouco (parte 2), o Benfica consegue ainda melhorar o final de época com uma dobradinha. À conquista do campeonato, o levantamento do peso com a Taça de Portugal. Adivinhe com quem. Pois, Sporting. O herói desse 7 Junho 1987 no Jamor é o número 11, Diamantino. Marca o 1:0 na transformação exímia de um livre directo ao ângulo superior de Damas e assina o 2:0 numa brilhante jogada individual em que passa por Venâncio e Virgílio antes de atirar sem hipótese. Perto do fim, reduz o suplente Marlon Brandão – curiosamente, o brasileiro é convidado de honra do Sporting para o 7:1 antes de assinar contrato.

No banco dos vencedores, John Mortimore. No dos vencidos, Keith Burkinshaw. Ambos ingleses, ambos ainda vivos, ambos com 85 anos de idade.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *