Great Scott #214: Único árbitro português a apitar duas finais europeias?

Great Scott Mais 01/29/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #214: Único árbitro português a apitar duas finais europeias?

Vítor Pereira

Chapéus há muitos. E árbitros também. No panorama internacional, a presença portuguesa é uma rotina desde sempre. Em 2012, Pedro Proença até comete a proeza de apitar a final da Liga dos Campeões (Bayern vs Chelsea em Munique) e ainda a do Europeu (Itália vs Espanha em Kiev).

Agora duas finais europeias de clubes só mesmo Vítor Pereira. Em 2001, dia 24 Agosto, cabe-lhe a honra da Supertaça europeia no Monaco entre Liverpool e Bayern. Só um amarelo (Hamann) entre cinco golos. Ganha o Livepool por 3:2. Atenção, o Liverpool chega ao 3:0 por Riise, Heskey e Owen. O Bayern acorda e reage, através de Salihamidzic e Jancker.

Menos de um ano depois (8 Maio 2002), eis Vítor Pereira na final da Taça UEFA em Roterdão, entre Feyenoord (anfitrião) e Dortmund, duas equipas despromovidas da Liga dos Campeões. Coincidência das coincidências, outro 3:2 – neste caso com cinco cartões, um dos quais vermelho directo para o central alemão Jürgen Kohler, em dia de adeus à carreira aos 36 anos de idade. Na sequência do penálti claro sobre Tomasson, o alemão cumprimenta Vítor Pereira e sai de cena com toda a calma do mundo.

Chamado a bater, Van Hooijdonk faz o 1:0 e alimenta o sonho. É também dele o 2:0, de livre directo. O Dortmund reduz por Amoroso, de penálti. Tomasson estica a vantagem do Feyenoord para 3:1 e pertence a Koller o 3:2 final, de cabeça.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *