Great Scott #250: Único clube com goleadas duplo dígito nas três competições da UEFA?

Great Scott Mais 03/22/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #250: Único clube com goleadas duplo dígito nas três competições da UEFA?

Liverpool

Melhor equipa inglesa na UEFA, com seis títulos de campeão europeu, o Liverpool é também um clube com queda para goleadas, sempre em Anfield.

A aventura começa a 16 Setembro 1969, vs Dundalk (Rep. Irlanda). É um monólogo daqueles, 10:0 por Evans (2), Smith (2), Graham (2), Lawler, Lindsay, Thompson e Callaghan. Sete marcadores (todos titulares). O problema é a 2.ª eliminatória. O Liverpool apanha o Vitória FC e é eliminado em pleno Anfield, algo imitado por Benfica (2006) e Braga (2011).

Avançamos uns anos, até 17 Setembro 1974. O Liverpool recebe o Strömgodset (Noruega) e aplica-lhe a chapa 11 sem resposta. É ainda hoje a maior goleada da sua história nas competições europeias. Nove marcadores, todos titulares. Aí está outro recorde, do clube e da própria UEFA. Ei-los, os heróis: Boersma (2), Thompson (2), Lindsay, Heighway, Hughes, Cormack, Smith, Callaghan e Kennedy. Mais uma vez, o problema é a eliminatória seguinte. E o Ferencvaros até se veste de verde e branco como o Vitória FC.

Só falta a Taça dos Campeões e o Liverpool comete a proeza de golear 10:1 vs Palloseura (Finlândia), para a segunda mão da primeira eliminatória 1980-81. Souness marca três, McDermott e Fairclough dois, Lee, Ray Kennedy e Dalglish, um. Na ronda seguinte, dupla vitória vs Aberdeen. Na outra, dupla vitória vs CSKA Sofia. Nas ½ finais, apuramento vs Bayern pela regra dos golos fora. Na final, Alan Kennedy garante o solitário 1:0 em Paris, naquela que é a última final perdida pelo Real Madrid em mais de dez.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *