Great Scott #309: Primeira selecção europeia a jogar com todas as outras 51 da UEFA?

Great Scott Mais 06/11/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #309: Primeira selecção europeia a jogar com todas as outras 51 da UEFA?

Estónia

Zero Europeus, zero Mundiais. Entre 14 fases de qualificação, zero. Eis o currículo da Estónia.

Na primeira experiência como república independente da URSS, a Estónia calha no grupo de Portugal rumo ao Mundial-94, nos EUA. A duas jornadas do fim, a Estónia joga na Luz vs Portugal de Queiroz. Se ganharmos por quatro de diferença, basta-nos o empate daí a quatro dias no Giuseppe Meazza para eliminar a Itália e seguir. Caso contrário (três ou menos), temos meeeesmo de vincere.

Futre dá o mote, com um golo do outro mundo aos dois minutos. A bola entra no ângulo superior de Poom. Até final, Portugal só marca mais dois golos, um de Oceano e outro de Rui Águas. Quando soa o apito do árbitro, frustração total. Do lado português, queremos dizer. Os estónios, cujo estágio para a Luz é feito em Itália (que coincidência, hein?!), celebram como se fosse uma vitória. Só três-zero.

Daí para a frente, a Estónia joga aqui e ali. Às tantas, só lhe falta um adversário dos 51 inscritos da UEFA. É a França. Organiza-se então um particular para a Estónia entrar no mapa futebolístico dos recordes como primeira selecção europeia a defrontar todas as outras. O jogo é em Le Mans, a 5 Junho 2012, e serve de preparação para a França antes do Europeu. Eis história a acontecer – o resultado, de somenos importância, é 4:0 por Ribéry, Benzema, Benzema e Ménez.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *