Great Scott #326: Quem marca o golo da Holanda no dia em que a RTP estreia Alf em 1988?

Great Scott Mais 07/06/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #326: Quem marca o golo da Holanda no dia em que a RTP estreia Alf em 1988?

Kieft

Outros tempos, outras vontades. Sábado, 18 Junho 1988. Na RFA, decide-se a sorte do grupo B no Euro. Em Portugal, é a véspera da final da Taça de Portugal entre FC Porto e Vitória SC.

Entre os dois jogos do Euro, um às 1430 na RTP1 (Inglaterra vs URSS), outro às 1600 na RTP2 (Holanda vs Irlanda), e a final do Jamor às 1700 na RTP1, uma série inicia o seu caminho na televisão nacional. Chama-se ‘Alf, Uma Coisa do Outro Mundo’. O primeiro episódio é lançado às 22 em ponto, no primeiro canal. A essa hora, ainda se desconhece o resultado do Jamor e já é certo o acasalamento das ½ finais com Alemanha-Holanda e Itália-URSS.

E porquê? A URSS atropela a Inglaterra por 3:1, no único jogo apitado pelo português Rosa Santos, a deixar escapar um penálti sobre o capitão Bryan Robson no dia em que Peter Shilton acumula a 100.ª internacionalização. Ligeiramente mais tarde, a Irlanda está a oito minutos do sonho. Invictos há 12 jogos, os rapazes de Jack Charlton defendem o empate, resultado que lhes convém para o apuramento.

Acontece que a Holanda está animada e, empurrada pelo seu público, chega à vitória através do suplente Kieft, substituto de Erwin Koeman durante a segunda parte. O seu remate de cabeça é assim-assim, só que bate na relva e muda a trajectória. Pat Bonner atira-se, em vão. A Holanda sela a vitória. Kieft também seria o marcador de um golo holandês no Mundial, daí a dois anos, vs Egipto. E ainda joga o Euro-92, ano em que o canal-norte.americano NBC cancela Alf, ao fim de 102 episódios, todos com a família Tanner à volta do Alf, um ET de Melmac.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *