Great Scott #390: Quem marca o primeiro golo em directo na TVI?

Great Scott Mais 10/04/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #390: Quem marca o primeiro golo em directo na TVI?

Mancuso

Ainda a TVI está a dar os primeiros passos, sem emissões regulares, e já nos apresenta clássicos do outro mundo. E não é um clássico qualquer, é um Argentina vs Brasil na cancha do River Plate por ocasião do 100.º aniversário da federação argentina e a promover o regresso de Diego Maradona à selecção pós Mundial-90.

Estamos a 18 Fevereiro 1993, a Argentina de Basile apresenta Islas; Basualdo, Vázquez, Ruggeri e Altamirano; Franco, Mancuso e Simeone; Maradona; Caniggia e Batistuta. Já o Brasil de Parreira reúne Taffarel; Cafú, Célio, Ricardo e Branco; Mauro Silva e Luiz Henrique; Raí e Valdo; Bebeto e Careca. No apito, o uruguaio Ernesto Filippi.

Começa o jogo e a Argentina toca mais a bola. E chega ao golo, por Mancuso. É o seu único golo da selecção — ele que chega a jogar no Flamengo e, depois, já como treinador, é adjunto de Maradona no Mundial-2010. O Brasil só empata aos 60′ por Luiz Henrique, antes das expulsões de Valdo e Ruggeri por agressões mútuas.

O jogo seguinte da TVI é um Argentina vs Dinamarca em Mar del Plata, no dia 24 Fevereiro. Acaba com outro 1:1, golos de Craviotto (própria baliza) e Caniggia. Nos penáltis, Goycoechea defende os remates de Vilfort e Goldbaek. Cabe a Saldana ditar a vitória argentina e Maradona, como capitão, levanta a Taça Artemio Franchi, competição entre o campeão sul-americano vs europeu (na primeira edição, em 1985, França 2:0 Uruguai).

A terceira transmissão da TVI (esta em diferido) é outro 1:1, entre Arsenal e Sheffield Wednesday para a final da Taça da Liga inglesa, em Wembley. Segue-se outro empate, agora 2:2, novamente em Wembley, entre Inglaterra e Holanda para a qualificação do Mundial-94.

A primeira vitória em jogos da TVI só sai na US Cup, dia 6 Junho. Com golos de Careca e Winck, o Brasil derruba o anfitrião EUA por 2:0. A competição é memorável pelo 3:3 entre Brasil vs Alemanha (bis de Klinsmann) mais 4:3 da Alemanha vs EUA (hat-trick de Riedle).

Só depois aparece o acordo da TVI com a U. Leiria nos jogos com os grandes na 1.ª divisão e o tal 1:0 vs Benfica, cortesia Luís Miguel por entre escadas de bombeiros pouco seguras.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *