Great Scott #394: Quem marca o primeiro golo em directo à escala planetária?

Great Scott Mais 10/08/2021
Tovar FC

author:

Great Scott #394: Quem marca o primeiro golo em directo à escala planetária?

Tommy Walker

England, of course. Cortesia BBC. A primeira transmissão em directo é Arsenal vs Arsenal reservas em 1937. O problema é a falta de imagens. Ou seja, o jogo dá mas não é gravado. E como não há registos na imprensa escrita por se tratar de um amigável, chapéu ao resultado e aos marcadores — se é que os há.

Mais tarde, ainda em 1937, a BBC dá uns minutos em directo da final da Taça de Inglaterra entre Sunderland e Preston North End. Zero golos. Em 1938, a BBC avança em definitivo para um jogo oficial em directo durante os 90 minutos. A ideia é a final da Taça de Inglaterra. Para que tudo corra bem, a BBC e a federação inglesa combinam um teste. Sai o brinde ao Inglaterra vs Escócia em Wembley, para a última jornada do British Home Championship, um campeonato só para os ilhéus em jeito de resistência às ideias do Mundial da FIFA.

O título já está, em abono da verdade, entregue à Inglaterra. Os três pontos de avanço garantem-lhe o título por antecipação e o jogo é um mero pró-forma, suportado por uma multidão de 93 mil pessoas. E a Escócia comete a proeza de ganhar 1:0, golo madrugador de Tommy Walker (6′). Eis o homem do momento, a figura mais icónica de sempre do Hearts e, vá, da BBC.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *