Great Scott #567: Primeiro golo da selecção portuguesa em directo na RTP a cores?

Great Scott Mais 06/21/2022
Tovar FC

author:

Great Scott #567: Primeiro golo da selecção portuguesa em directo na RTP a cores?

Carlos Manuel

First things first. Primeiro aparece a televisão, depois, só depois, a cor. Durante um largo período de quase trinta anos, é a preto e branco. A estreia de Portugal a cores em directo é em Outubro 1980, no dia 15. O jogo começa às 19 o’clock, vs Escócia, em Glasgow.

Vejamos o que sai na caixinha de Pandora, de credo na boca e um pedido na alma: valha-nos São Bento. A pena artística de Neves de Sousa faz futurologia na véspera do primeiro jogo da selecção na qualificação para o Mundial-82. E não é que acerta na mouche? São Bento faz milagre e Portugal sai ileso de Glasgow (0:0).

Magic Manuel. É o epíteto de Bento por parte da imprensa escocesa, após a deslumbrante exibição em Glasgow, ainda hoje recordada com saudade por muitos adeptos portugueses. O seleccionador Juca confirma isso mesmo: “Bento esteve magnífico até porque vive um dos momentos altos da sua carreira.” A velha raposa Jock Stein vai pelo mesmo caminho. ‘Que grande keeper, nunca vi nada assim.” A fama de Bento é à custa de defesas milagrosas aos remates insistentes de Dalglish e Strachan. Zero-zero é notável para quem perde 4-1 neste mesmo estádio sete meses antes.

Primeiro jogo a cores da selecção na RTP e adia-se o primeiro golo. Para quando, então? Em diferido, é fácil: um ano depois, vs Israel, em Ramat Gan. Já afastada do Mundial-82 a duas jornadas do fim da qualificação, Portugal comete a proeza de apanhar 4:1 numa noite para esquecer (ou mais tarde recordar para efeitos terapêuticos). Israel, saliente-se, não ganha a uma selecção europeia há 20 anos, desde o 6;1 vs Chipre, e está em último lugar do grupo 6. Ou melhor, estava.

Portugal segura agora a lanterna vermelha. O festival deprimente demora só uma parte, a primeira, e Tabak, avançado do Maccabi Haifa, celebra um hat-trick em menos de meia-hora. É ele quem abre e fixa o marcador. Pelo meio, Jordão ainda disfarça um azar monumental de Portugal, alicerçado numa bola de Romeu salva na linha de golo (22), uma ao poste de Manuel Fernandes (29) e outra à barra do mesmo Manuel Fernandes (35). Como se isso fosse pouco, Nené acerta na base do poste aos 55 e o guarda-redes suplente Haviv defende o penálti de Jordão aos 58′.

Para chegarmos ao primeiro golo em directo e a cores da selecção na RTP é preciso avançar até Outubro 1983, dia 28, vs Polónia, em Wroclaw. É uma sexta-feira, às 1630, comentários de Rui Tovar. Alvo de muitas críticas na hora da convocatória, Fernando Cabrita coloca em Wroclaw uma equipa com sete portistas mais quatro benfiquistas e ganha um jogo importantíssimo rumo ao Euro-84. Com o golo solitário de Carlos Manuel, a selecção reforça o segundo lugar do grupo 2 e já só está a um ponto da URSS, com a qual iria jogar em Novembro, na Luz, para discutir o bilhete para a fase final.

Se é certo que os polacos jogam sem a estrela Boniek, o guarda-redes Bento vê uma bola no poste por Smolarek e ainda um corte in extremis de Eurico em cima da linha de golo. Excepção feita aos sustos, a vitória é alcançada à passagem da meia-hora com uma rotação perfeita de Gomes na direcção de Carlos Manuel. Na cara de Mlynarczyk (ainda longe de pensar na transferência para o Porto), o benfiquista atira sem hipótese e garante o prémio de 250 contos para cada jogador.

Aí está o que é, Carlos Manuel. O primeiro herói a cores. Como é persistente, renova o estatuto de herói em Estugarda (0:1 vs RFA) e Monterrey (0:1 vs Inglaterra).

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *