Great Scott #598: Quem marca o golo do título do Belenenses na Taça de Honra 1993-94?
Mauro Airez
Vencedor da Taça de Honra por cinco vezes, o Belenenses sonha com o hexa. Quando a AF Lisboa marca a 36.ª edição para o Restelo, a renovada equipa de Abel Braga faz tudo para levantar o troféu e aproximar-se de Sporting (11) e Benfica (18).
Sem a presença do Benfica, os participantes reúnem-se para as meias-finais no dia 12 Agosto: o Estrela surpreende o Sporting (1:0, obra de Caio Júnior ao cair do pano) enquanto o Belenenses elimina o Estoril por 3:2.
Só 72 horas depois, no domingo, é que se definem os quatro lugares. O Sporting de Bobby Robson atira-se ao Estoril de Fernando Santos e goleia 5:1, com bis de Juskowiak.
Segue-se a final inédita. De um jogo para o outro, Abel Braga muda de sistema táctico, do 4-3-3 para o 5-3-2. Zé Rui é o elemento-novidade, como líbero/patrão de uma defesa de cinco homens. Na frente, a dupla sul-americana Mauro Airez (argentino) e Cleisson (brasileiro). No outro lado, o Estrela cintila e de que maneira, sobretudo Mário Jorge e Caio Júnior. Os dois correm, driblam e rematam sem bater o seguro Figueiredo.
Só dois lances de perigo na primeira parte, ambos no mesmo minuto 44: Luiz Gustavo falha de baliza aberta e Caio acerta na trave. Após o intervalo, a única nota de realce é o nervosismo dos 22 jogadores. Que rapidamente passam a 21, porque o estrelista Fonseca vê dois amarelos em tão-só nove minutos.
A jogar contra dez elementos, o Belenenses cresce em matéria de domínio territorial. Só. O Estrela tira partido da irreverência da dupla já citada e marca a abrir o prolongamento, com passe de mestre de Mário Jorge para bonita conclusão de Caio. Aí, o Belenenses faz valer o factor casa, com um golo de penálti e outro de livre directo. Em ambos, a figura é Mauro Airez. É ele quem sofre a falta do 1-1 e é ele quem assina a reviravolta, com um pontapé do outro mundo. O capitão Teixeira levanta a taça com o Tejo ali ao fundo. Belíssimo.
Só a título de curiosidade, nessa tarde/noite de 15 Agosto 1993, o Belenenses joga com Figueiredo; Zé Rui, Chico Fonseca, Teixeira, Guto e Nito; Luiz Gustavo, Vítor Manuel e Taira; Mauro Airez e Cleisson. Jogam ainda Gonçalves e Adalberto.