Great Scott #629: Primeiro piloto a sagrar-se campeão F1 no Estoril?

Great Scott Mais 09/15/2022
Tovar FC

author:

Great Scott #629: Primeiro piloto a sagrar-se campeão F1 no Estoril?

Niki Lauda

Mil-nove-e-oitenta-e-quatro. É uma época particularmente especial para a McLaren, dominadora incontestável do circuito com Alain Prost e Niki Lauda. Juntos, 12 vitórias em 16 provas.

No Estoril, a dúvida: qual dos dois se sagra campeão mundial? À partida, o austríaco lidera com 66 pontos sobre o francês (62,5). Sessenta e dois e meio? É isso, o GP Monaco acaba a meio por determinação (polémica) de Jacky Ickx, sem consultar os responsáveis da pista, e os pilotos só fazem 1/3 dos pontos. Daí esse meio. Ou seja: Prost só poderia ser campeão se ganhasse e Lauda acabasse em terceiro.

O campeão Nélson Piquet (5.º da geral) faz a 9.ª pole-position do ano, num Brabham. Ao seu lado, Prost. Na segunda linha da grelha, o miúdo prodígio Ayrton Senna (Toleman) e Rosberg (Williams). Então… e Lauda? Pasme-se: 11.º lugar.

O GP está marcado para 21 Outubro. No arranque, Prost ultrapassa Piquet e caminho tranquilo para a vitória. Do GP e do Mundial. Então… e Lauda? O homem ziguezagueia com o talento que se lhe reconhece. Passa um, dois, três, quatro. Às tantas, já está em terceiro lugar, atrás de Nigel Mansell (Lotus). Tempo e resultado: Prost é campeão por um ponto e meio.

A 18 voltas do fim, e com 29 segundos de avanço, Mansell quebra (culpa de uma fuga de óleo no sistema de travagem) e Lauda ultrapassa-o sem pestanejar. Como Prost está muuuuito longe, o austríaco conduz apenas para conservar o segundo lugar e sagrar-se tricampeão mundial, aos 35 anos, por meio ponto de diferença. A McLaren faz mais uma dobradinha e o pódio é também ocupado por um jovem irreverente, de seu nome Ayrton Senna. “Nunca esperava este resultado, estou bastante satisfeito. A ver se o melhoro para o ano.”

E não é que o miúdo tem jeito para futurologia? Na segunda corrida de 1985, Senna não só vence o primeiro GP da sua vida (21 Abril, à frente de Prost) como ainda faz pole-position e melhor volta. Um hat-trick histórico. De volta a esse 21 Outubro 1984, o que se passa no resto do país? Desportivamente falando, claro. O Sporting de Toshack empata 0:0 em Portimão, o Porto de Artur Jorge dá 5:0 ao Farense e o Vitória de Setúbal assusta o Benfica de Csernai na Luz (4:3).

E no geral? Boa pergunta. Na Faculdade de Letras, o anfiteatro está cheio como um ovo para ouvir e beber da essência do argentino Jorge Luis Borges. “Mestre, o que é para si a verdade?” “Da verdade nada sabemos. Sobre a verdade, fazemos tão-só uma série de perguntas. Exibimos perplexidades a que chamamos filosofia. E é tudo.” Há quem insista: “Tudo?” Mesmo cego, Borges gira a cabeça na direcção da voz e repete: “Tudo. E é tudo.’

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *