Great Scott #648: Melhor marcador brasileiro nos campeonatos europeus em 2012-13?
Lima
Novembro 2003. Portugal acabara de conhecer a sua sorte no Euro-2004 num grupo com Espanha, Rússia e Grécia. Menos de uma semana depois, aterra Rodrigo José Lima dos Santos no aeroporto da Portela. É um miúdo de 19 anos, contratado pelo Vizela ao Mixto, uma equipa do Mato Grosso sem expressão à escala brasileira.
Candidado à subida na 2.ª divisão, zona norte, o Vizela estreia Lima a 25 Janeiro 2004, vs Braga B. O avançado é substituído ao intervalo e só faz mais seis jogos até final da época. Volta para o Brasil, embora deixe a sua marca. No balneário do Vizela.
O central Cláudio que o diga. Ao Maisfutebol, diz a rir. ‘Um dia tivemos um jantar do Vizela. Eu fui buscá-lo, ele abre a porta e estava todo vestido de branco: blazer branco, camisa branca, calças brancas, sapatos brancos. Parecia um pai de santo! Só deixei ele sair assim de casa porque estávamos atrasados. Imagine como foi a reação das pessoas do clube quando chegámos ao restaurante. Eu e um pai de santo.’
Lima segue a sua vida no Brasil: Paysandu, Iraty, Javier Malucelli, Paraná, Juventus de São Paulo, Santos e Avaí. Em 2009, o Belenenses contrata-o e lança-o vs Benfica, no Restelo. O seu primeiro golo (e segundo) é vs Oriental, para a Taça de Portugal. Até final da época, Lima até marca no Dragão numa época em que o Belenenses desce à 2.ª divisão.
Vai daí, transfere-se para o Braga, onde causa um impacto maiúsculo no imediato como suplente a marcar três golos em Sevilha, na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. É de homem, caramba. Nessa mesma época 2010-11, ainda joga a final da Liga Europa em Dublin, vs FC Porto.
Em 2012, assina pelo Benfica e deslumbra com 30 golos em cinco competições, entre 1.ª divisão (20), Taça de Portugal (4), Taça da Liga (4), Liga dos Campeões (1) e Liga Europa (1). Se fizermos zoom aos 20 golos no campeonato, é ele o brasileiro com mais golos na Europa, à frente de Bobô, do Kayserispor.
Tudo se decide na última jornada. Lima parte em ligeira vantagem (18-17). No domingo, 19 Maio, o Kayserispor ganha 2:0 vs Besiktas e Bobô marca o 18.º da época. Lima está sob pressão. Ou não. Um bis vs Moreirense nos últimos 10 minutos resolve o assunto e, voilà, eis o brasileiro/pai de santo mais certeiro da época.
Eis o seu currículo na 1.ª divisão 2012-13 (a negrito, golos na Luz)
1 Académica
2 Paços
1 Gil
1 Vitória SC
1 Rio Ave
1 Estoril
1 Moreirense
1 Braga
1 Vitória FC
1 Académica
1 Gil Vicente
3 Rio Ave
1 Sporting
1 Marítimo
1 FC Porto
2 Moreirense