Great Scott #780: Quem é o treinador de Braga e Vitória SC nas estreias europeias?

Great Scott Mais 05/03/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #780: Quem é o treinador de Braga e Vitória SC nas estreias europeias?

Fernando Caiado

Pela primeira vez em oito anos desde 1957-58, o Benfica nada ganha: o Sporting é campeão e Braga levanta a Taça de Portugal (1:0 vs. Vitória FC, obra do argentino Perrichon).

O golo solitário do argentino Perrichon implica a estreia europeia do Braga, na Taça das Taças. A primeira mão é em Atenas, a 28 Setembro 1966. O treinador Fernando Caiado escolhe Armando, José Maria (cap), Mário, Estevão, Agostinho Ribeiro, Neto, Sabu, Coimbra, Perrichon, Bino e Luciano. É este último, contratado ao Famalicão no Verão anterior, o autor do golo solitário na capital grega, aos 28 minutos.

Do Braga de Caiado para o Vitória de Caiado, três anos depois. Como o Estádio Municipal tem as suas limitações em matéria de iluminação, ainda se pensa na possibilidade de transportar a eliminatória europeia para o Porto. Tal implicaria um enorme sacrifício para os adeptos do Vitoria, pelo que a direcção mantém a decisão de jogar em casa, só que à tarde.

Meu dito, meu feito. Às 17h45 no dia 10 Setembro 1969, Vitória SC e Banik Ostrava (Checoslováquia) entram em campo e o golo só demora dez minutos a sair, cortesia Carlos Manuel, a passe do capitão Peres. Acaba assim, 1:0. Duas vitórias magras, duas alegrias para Fernando Caiado, cujo percurso futebolístico tem muito mais sumo, sobretudo como adjunto de Bela Guttmann no Benfica.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *