Great Scott #797: Único melhor marcador do Mundial com o braço engessado?

Great Scott Mais 05/26/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #797: Único melhor marcador do Mundial com o braço engessado?

Lineker

É homem com estilo, seja a jogar ou a falar. Gary Lineker é dono da bola e tem o dom da palavra. É uma pessoa rara, e está de parabéns.

Em 1985-86, Lineker faz o admirável: junta o título de melhor marcador da 1.ª divisão com o do Mundial. Ao serviço do Everton, 31 golos em 40 jogos. Ao serviço da Inglaterra, seis em cinco.

A sua imagem de marca no México é o braço esquerdo engessado. E os golos, claro. Na estreia, vs. Portugal, bem tenta. Em vão, Bento tapa-lhe o caminho da baliza. No jogo seguinte, vs. Marrocos, mais do mesmo, cortesia Zaki. À terceira é de vez.

O guarda-redes é Mlynarczyk, da Polónia, e Lineker marca os três numa só parte (3:0). Começa o festival. Nos oitavos, bis vs. Paraguai (outro 3:0). Nos ¼, Diego faz das suas e o golo de Lineker só serve para assustar. Contas feitas, três golos com o pé direito, dois com o esquerdo e um de cabeça, precisamente vs. Argentina, após cruzamento sensacional do suplente John Barnes.

Pergunta, porquê o braço engessado? No último sábado de Maio, a Inglaterra esgrime argumentos vs. Canadá, em Burnaby. Convenhamos, é um sábado movimentado. A França, por exemplo, empata 1:1 com a equipa de juniores do México e o golo é de penálti, por Platini. A RFA arranca um trabalhado 2:1 vs. Morelia, por Briegel e Allofs. A Itália goleia Guatemala por 4:0, hat-trick de Altobelli. E o Brasil anima-se com 2:0 vs. Universidad México – um dos golos é de Zico, ainda preso por arames.

Dizíamos, a Inglaterra esgrime argumentos vs. Canadá. O nulo teima em chegar até ao intervalo. No início da segunda parte, aos 59 minutos, Mark Hateley assina o golo solitário da tarde. Mais tarde, aos 73’, o central Randy Samuel (contratado pelo Sporting antes de ser vetado pelo treinador Manuel José) choca com Lineker. O lance é aparatoso e até se teme a exclusão de Lineker do Mundial. Caaaalma, muita calma, Lineker aguenta as dores e o gesso faz o resto. O resto é história, com agá maiúsculo.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *