Great Scott #842: Quem é o herói com três golos na primeira final da Taça das Taças Africanas?

Great Scott Mais 08/17/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #842: Quem é o herói com três golos na primeira final da Taça das Taças Africanas?

Milla

Roger Milla é um fenómeno, já se sabe. O Mundial-90 alerta-nos para esse facto, o Mundial-94 confirma-o em absoluto – basta-lhe um golo à Rússia para entrar na história como o jogador mais veterano a marcar numa fase final.

Antes, muito antes, no meio dos anos 70, um ainda jovem Milla joga em casa, nos Camarões, com a camisola do Tonerre Yaoundé. Como vencedor da Taça dos Camarões numa final em jeito de clássico vs. Canon Douala (1:0), o Tonerre entra na Taça das Taças Africanas e passa a primeira eliminatória pela regra dos golos fora, vs. Mighty Jets, da Nigéria.

Na eliminatória seguinte, os egípcios do Al-Ittihad ganham um avanço generoso na primeira mão por quatro golos. Nos Camarões, o Tonerre marca três até aos 77 minutos. E depois? Depois, o Al-Ittihad sai do campo e recusa-se a entrar novamente. Os jogadores alegam falta de condições pela parcialidade do árbitro e também o ambiente quente no estádio.

A CAF nem está com meias medidas e suspende o Al-Ittihad. Por isso, o Tonerre segue em frente, rumo à ½ final, vs. Mufulira (Zâmbia). No conjunto das duas mãos, 3:2. A final é a duas mãos, vs. Stella Club d’Adjamé (Camarões).

Em Abdijan, 0:1 por Milla. Em Yaoundé, num estádio com mais de 100 mil pessoas, a goleada fixa-se em 4:1. Na sua conta, Milla marca mais dois. É o herói da noite, daí a transferência para o Valenciennes, depois Monaco, depois Bastia, depois o mundo.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *