Great Scott #909: Único jogador do Leixões a falhar um penálti na UEFA?
Osvaldo Silva
Osvaldo Silva é um caso sério de categoria internacional. O homem vence a Taça de Portugal por três equipas, entre FC Porto em 1958, Leixões em 1961 e Sporting em 1963. E está presente nas duas mais fantásticas recuperações europeias de todos os tempos das equipas portuguesas.
A do Sporting, em 1963-64, naquele 5:0 vs. Manchester United. Aliás, ele é o rei da noite e marca três golos a caminho da final gloriosa vs. MTK. Duas épocas antes, o Leixões é o primeiro representante português na Taça das Taças 1961-62. O sorteio dá Chaux-de-Fonds. Na Suíça, o Leixões apanha 6:2. A esperança do apuramento existe, embora reduzida. É preciso uma tarde espantosa.
Pois bem, Osvaldo puxa dos galões e marca dois golos antes do intervalo. No primeiro minuto da segunda parte, Manuel de Oliveira faz o 3:0. E, aos 52’, Ventura festeja o 4:0 numa recarga vitoriosa a uma defesa incompleta do atarantado Eischmann. A eliminatória está empatada, e agora?
Aos 67 minutos, penálti para o Leixões por falta sobre Manuel de Oliveira. A ansiedade é grande, enorme, gigante, muito superior ao tamanho xxxxxl. Osvaldo avança para a marca dos 11 metros, parte para a bola e atira-a sem força nem direcção, muito ao lado do poste esquerdo.
Como é possível? Diz o próprio, sem rodeios. ‘A bola com que se jogou era muito leve. Porém, na altura do penálti, estava mais pesada. Tentei aplicar um remate mais em jeito do que em força e saiu-me frouxo. Não é a primeira vez, há uns anos aconteceu-me com o Costa Pereira, frente ao Benfica’.
Adiante, o Leixões continua por cima. E de que maneira. Cinco minutos depois, 5:0 por Manuel de Oliveira. O cruzamento é de Pacheco, a falha de Hubert e o goleador domina antes de atirar para o golo. É uma festa ruidosa e interminável. O sonho utópico do Leixões confirma-se, o apuramento é uma realidade fantástica.