Great Scott #933: Primeiro guarda-redes a sofrer um golo numa final europeia transmitida em directo na Cortina de Ferro?

Great Scott Mais 12/22/2023
Tovar FC

author:

Great Scott #933: Primeiro guarda-redes a sofrer um golo numa final europeia transmitida em directo na Cortina de Ferro?

Carvalho

Para se chegar à final da Taça das Taças 1964, o Sporting precisa de dez jogos e o MTK de nove. Como ainda não existe a regra dos golos fora, há necessidade de terceiro jogo, em campo neutro. O Sporting faz uso do jóquer em duas situações (vs. Atalanta e Lyon), o MTK só uma (Fenerbahçe).

A campanha dos dois clubes conhece uma façanha intemporal. A do Sporting é sobejamente conhecida, de 4:1 em Old Trafford para 5:0 vs. Manchester United, no José Alvalade, com hat-trick de Osvaldo Silva. É uma proeza bela, belíssima, nos ¼ final. O MTK também não lhe fica atrás, com 3:0 em Glasgow e 4:0 em Budapeste vs. Celtic na ½ final.

A decisão joga-se em Bruxelas, no dia 13 Maio. Pela primeira vez, e provocado pela presença dos húngaros do MTK, a Eurovisão liberta o sinal para os países da famosa Cortina de Ferro. O entusiasmo é imenso, claro. Ganham-se uns valentes milhões de telespectadores. E todos se alegram com o arranque do MTK, autor do primeiro golo, por Sandor. Quem o sofre é Carvalho.

Antes do intervalo, Mascarenhas empata de cabeça. Na segunda parte, empate pessoal entre Figueiredo e Kuti. O português faz 2:1, o húngaro 2:2 e 2:3, o português 3:3. Pelo meio, Carvalho faz uma exibição cinco estrelas e evita uns quantos golos.

Seja como for, o 3:3 aparece aos 81 minutos e o marcador não mais se mexe. O jogo tem de ser repetido, em forma de finalíssima, daí a dois dias, em Antuérpia. É lá que Morais marca o canto directo aos 20 minutos e garante o único título europeu do Sporting.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *