Great Scott #940: Quem marca o primeiro golo de canto directo na 1.ª divisão 1995-96?
Carlitos
Arredado da 1.ª divisão desde 1942, o Leça volta ao grande palco em 1995 por obra e graça do título inédito de campeão da 2.ª.
Na jornada de abertura, o Leça recebe o Gil Vicente. No onze de Fernando Festas, sucessor de Joaquim Teixeira, destacam-se os nomes de Best à baliza, Isaías e Rui Óscar à defesa e Cao mais Jaime Magalhães no meio-campo. Este último, dispensado pelo FC Porto de Robson, até é o capitão. Nada lhe vale, o Gil é mais forte e marca duas vezes em quatro minutos, por Carlitos.
O bis do jovem de 18 anos é relâmpago, o 1:0 é um contra-ataque a dar impressão de fora-de-jogo pela velocidade do extremo nas costas de Armando e o 2:0 é um canto directo, uma imagem de marca do próprio Carlitos em toda a carreira de 1.ª divisão até 2010. Um ano depois, em Agosto 1996, a capacidade de superação de Carlitos seria recompensada com a primeira internacionalização, na Arménia, pelo sub21. Como não poderia deixar de ser, Carlitos é titular e marca o seu golo da ordem numa vitória apertada por 4:3. O primeiro da tarde é seu, segue-se o bis de Dani (antes, o número 10 falhara um penálti) e o outro é de Nuno Gomes.