Great Scott #978: Quem marca os golos dos títulos do Inter da 1.ª divisão, Taça de Itália e Liga dos Campeões em 2010?
Diego Milito
O Inter 2009-10 comete uma proeza inaudita no futebol italiano, o de conquistar os três títulos mais importantes da época entre 1.ª divisão, Taça e Liga dos Campeões. A façanha é do treinador português José Mourinho com um aliado importantíssimo.
Falamos de Diego Milito, o avançado argentino. Um quebra-cabeças para qualquer defesa, Diego faz história como autor dos golos decisivos das três competições. O início da epopeia é a 5 Maio, no Olímpico, vs. Roma, para a final da Taça de Itália. Aos 17 minutos, Milito mete a bola na baliza, só que o lance é invalidado por fora-de-jogo. Aos 40’, Thiago Motta serve o argentino para uma corrida gloriosa em direcção à baliza. Mesmo apertado por defesas, Milito faz golo no ângulo de Júlio Sérgio.
Onze dias depois, o Inter precisa de ganhar em Siena para garantir o título de campeão italiano. Chamem o Milito, pois claro. O homem resolve com categoria, aos 57 minutos, na sequência de um passe do compatriota (e capitão) Zanetti. A dobradinha é uma realidade, o Inter festeja à grande e à italiana. Já só falta o triplo, com a Liga dos Campeões.
O cenário está montado, no Santiago Bernabéu. O adversário é o Bayern de Van Gaal, a 22 Maio, um sábado. O Inter joga para a frente e ganha por 2:0. Milito volta a ser o actor principal, com direito a passadeira vermelha e Óscar. O número 22 marca os dois golos, um na primeira parte (35’, passe de Sneijder), outro na segunda (70’, assistência de Eto’o).
Fim de festa, Mourinho é bicampeão europeu e sai de cena. Ao Inter, segue-se o Real Madrid. Já Milito, com um total de 30 golos em 52 jogos na época de estreia pelo Inter, via-Genoa, nunca mais desenha uma época tão perfeita.