Great Scott #1012: Quem é o treinador campeão português de basquetebol pela Portugal Telecom?

Great Scott Mais 04/11/2024
Tovar FC

author:

Great Scott #1012: Quem é o treinador campeão português de basquetebol pela Portugal Telecom?

Luís Magalhães

Nascido em 1958 e natural de Nampula (Moçambique), o nome de Luís Magalhães começa por aparecer nas fichas de jogo da 1.ª divisão portuguesa de basquetebol como jogador. Primeiro Atlético, depois Ginásio. Abraça então a carreira de treinador.

É campeão pelo Sporting Figueirense e treina Beira-Mar mais Illiabum antes de passar dez anos a moldar a Ovarense para uma superequipa, tanto em Portugal como lá fora. É novamente campeão e o título em 1988 é especial pela constelação de estrelas internacionais, como Ellie e DJ. Aliás, quando Ellie visita Portugal em 2000 na abertura da época desportiva, o seu vaticínio do novo campeão é a Portugal Telecom. ‘Porque tem Luís Magalhães e porque tem Jean Jacques.’

O basquetebolista de 36 anos é, realmente, um elemento extraordinário e ainda está capaz de decidir uma final do play-off. Que o diga a Oliveirense, que, atenção, já eliminara Benfica mais Ovarense (campeã em título), sempre ao quinto jogo.

Quando chega à decisão, a Portugal Telecom puxa dos galões e arruma a questão em quatro jogos. Mérito para todos, sobretudo Luís Magalhães com a táctica de reservar Jean Jacques para os últimos minutos. O golpe assenta-se-lhe como uma luva, porque a Oliveirense já não tem pernas para ser uma equipa de 40 minutos, só de 30. Com Jacques a sair do banco e cheio de pontaria (18 pontos mais seis ressaltos), a Portugal Telecom anula a crónica vantagem da Oliveirense durante o jogo e consome a reviravolta nos últimos instantes, sobretudo com quatro lançamentos livres de Marcus Norris.

Fixe o nome, Marcus Norris. É ele quem marca mais pontos na final (67) e é o braço-direito de Jean Jacques. Numa série palpitante de quatro jogos de lotação esgotada, a Portugal Telecom festeja o título inédito em Oliveira de Azeméis, já depois de passar quase toda uma época sem factor casa. Ou joga em Constância, ou joga em Rio Maior, ou jogar em Évora ou joga ou, finalmente, joga em Almada – após acordo com a câmara para chamar público à margem sul.

Eis a descrição dos pontos da PT nos quatro jogos da final do play-off.

Almada, 78:75

19 Jason Forrestal

18 Jean Jacques

17 Marcus Norris

9 Flávio Nascimento

6 Doug Muse

4 Paulo Simão

3 Diogo Carreira

2 Ron Hale

Almada, 75:83

13 Flávio Nascimento

11 Marcus Norris

11 Doug Muse

11 Ron Hale

9 Jean Jacques

9 Paulo Simão

8 Artur Cruz

3 Diogo Carreira

0 Jason Forrestal

Oliveira de Azeméis, 59:81

21 Marcus Norris

17 Ron Hale

15 Jean Jacques

13 Doug Muse

9 Paulo Simão

4 Flávio Nascimento

2 Jason Forrestal

0 Artur Cruz

0 Diogo Carreira

0 Jorge Miguel

Oliveira de Azeméis, 67:80

18 Marcus Norris

18 Ron Hale

17 Flávio Nascimento

13 Jean Jacques

10 Doug Muse

2 Paulo Simão

2 Jason Forrestal

0 Miguel Salvador

0 Diogo Carreira

0 Jorge Miguel

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *