Great Scott #1028: Único guarda-redes italiano a eliminar por três vezes o Benfica na UEFA?

Great Scott Mais 05/03/2024
Tovar FC

author:

Great Scott #1028: Único guarda-redes italiano a eliminar por três vezes o Benfica na UEFA?

Peruzzi

A geração italiana de guarda-redes é uma fábrica inesgotável de talento. A qualidade é tanta nos anos 80 e 90 que o titular da baliza do Milan, então o clube mais badalado do universo, nem sequer é tido e achado na selecção. Falamos de Sebastiano Rossi, 929 minutos sem sofrer golos na 1.ª divisão italiana entre Dezembro 1993 e Fevereiro 1994 (o recorde é batido por Buffon em 2016).

O número um de Itália é sempre um artista fora do comum. Já é assim desde os anos 60, com Zoff, capitão do glorioso Mundial-82. No final dos anos 80, emerge uma figura mais parecida com um saco de batatas. Chama-se Peruzzi, Angelo Peruzzi. Um anjo na terra. E o homem ocupa a baliza inteira, além de ser um poço sem fundo de força. Daí que o seu treinador na Roma, um tal Liedholm, sueco bom de bola, o apelide Tyson.

O bom do Peruzzi comete mil e uma proezas. Nas competições europeias, Angelo elimina o Benfica em três ocasiões, e por três clubes. É obra, e também é perseguição Tudo começa em Setembro 1990, na primeira eliminatória da Taça UEFA, pela Roma. Um golo de Carnevale no Olímpico e outro de Giannini na Luz fixam o 2:0 em 180 minutos. Duas épocas depois, em 1992-93, e já ao serviço da Juventus, o Benfica sai de cena nos oitavos da Taça UEFA com 2:1 na Luz e 0:3 em Turim.

Vira-se o século, já estamos em 2003, pré-eliminatória da Liga dos Campeões. A Lazio entra na fase de grupos com duas vitórias, 3:1 no Olímpico (livre portentoso de Mihajlovic a fechar as contas) e 1:0 no Bessa (com direito a cabeceamento de Couto à trave já depois do golo do brasileiro César).

Vitória vitória, acabou-se a história: Peruzzi é tramado, um Tyson cheio de força.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *