Great Scott #1089: Único a marcar em 5 jogos seguidos na 1.ª divisão 2002-03?
Fangueiro
O mundo é um lugar estranho, cheio de mistérios. Uns fáceis de explicar, outros simplesmente inexplicáveis. Veja-se o caso de Fangueiro, avançado do Vitória SC em 2002-03. O homem é uma máquina de fazer golos, incrível.
A sequência inicia-se à 12.ª jornada, a uma segunda-feira 2 Dezembro, em Guimarães. O Vitória de Inácio recebe o Boavista de Jaime Pacheco e ganha 3:1, com o suplente Fangueiro a fixar o resultado aos 81 minutos, de penálti, assinalado pelo inimitável Martins dos Santos.
Daí a uma semana, a 9 Dezembro, o Vitória derruba o Gil em Barcelos por 2:0. Mais uma vez, Fangueiro salta do banco e fecha as contas, aos 90’+4. No sábado, 14 Dezembro, o Vitória SC tropeça em casa vs. Moreirense e o 1:1 final é do suplente Fangueiro, aos 90’+2, de penálti, apitado por Olegário Benquerença.
A dança do golo continua a 23 Dezembro, em campo neutro (Felgueiras), vs. Marítimo. Já titular, Fangueiro abre o caminho do 2:0 em cima do intervalo. A epopeia tem outro capítulo a 4 Janeiro 2003, em Aveiro, no lendário Estádio Mário Duarte, num 1:1 vs. Beira-Mar. O golo de Fangueiro dá o empate ao minuto 89, em resposta ao 1:0 de Fary aos 77’.
Fim da saga? Isso mesmo, 1:1 em Guimarães vs. Benfica. Golo de? Bessa. A passe de Fangueiro (sempre ele). Golos em cinco jornadas seguidas é dose. Nunca visto, jamais repetido. Em 2002-03, queremos dizer. É dose. Aproximam-se desse recorde, com quatro jogos consecutivos a festejar, Fary (Beira-Mar) e, acredite, Fernando Aguiar (U. Leiria) – o recorde do luso-canadiano é divertido porque sim e porque inclui golos a Sporting, Braga, Boavista e Belenenses.
Ainda (e sempre) Fangueiro. Se incluirmos os jogos da Taça de Portugal, o 7 do Vitória acumula sete jogos seguidos a marcar. Aos cinco da 1.ª divisão, incluem-se o 4:0 vs. Alverca em casa e o bis em Paredes (3:0). Contas feitas, oito golos em sete jogos entre 24 Novembro 2002 e 4 Janeiro 2003.