Eriksson

Here's Johnny Mais 07/26/2019
Tovar FC

author:

Eriksson

Aos 66 anos, o treinador sueco lança-se na escrita e o resultado é uma vitória por goleada, num total de 360 páginas divididas em 22 capítulos

SVEN-GÖRAN ERIKSSON, Stefan Lövgren

Serei famoso

“Nasci em segredo. O meu pai, Sven, não teve coragem de confessar aos seus pais, Erik e Ester, que eu tinha vindo ao mundo (…) O parto foi complicado, o cordão umbilical tinha-se enrolado à volta do meu pescoço.”

Tord

“De Domingo de Manhã a Sábado à Noite. Eis a forma como classificávamos as raparigas pelo aspecto. Uma miúda espantosa era Sábado à Noite. Uma Domingo de Manhã estava na outra ponta da escala. Se elas nos classificassem pelos mesmos parâmetros, a maior parte de nós não chegava à quarta-feira.”

Quatro-quatro-dois

“Eu e Anki marcámos a data do casamento para 7-7-77. Só havia um problema: tinha sido aceite para o curso final de treinador e o último dia era o 7 de Julho (…) Casei com Anki no dia 9 de Julho.”

Os Anjos

“Naquela altura, os grandes clubes suecos como o IFK Gotemburgo eram semi-amadores. Os jogadores eram pagos mas não o suficiente para deixarem os seus empregos. Eram canalizadores ou cozinheiros. Como treinador, ganhava 12 mil euros anuais.”

Benfica

“Simpatizei imediatamente com Toni. Era um pensador. Tinha estudado na famosa Universidade de Coimbra, vivia para o futebol e era um curioso. Além disso, falava inglês.”

Entre os imperadores de Roma

“Na cabina, zanguei-me. ‘Que raio se passa?’, perguntei. Um dos jogadores mais importantes virou-se para mim e disse: ‘Calma mister, ganhamos-lhes na segunda parte’ Não consegui entendê-lo. Calma? Estávamos à beira de perder o título (…) Nessa noite, Riccardo Viola [filho do presidente da Roma] veio a minha casa. Disse-me que havia a suspeita de que, pelo menos, cinco jogadores nossos tinham apostado no resultado ao intervalo do Roma-Lecce.” [detalhe, é a penúltima jornada do campeonato e o Lecce ganha mesmo em Roma, o que implica a subida da Juventus para o primeiro lugar]

A Viola

“Até então, treinara grandes jogadores na minha carreira – Torbjörn Nilsson no IFK Gotemburgo, Chalana no Benfica, Falcão, Boniek e Pruzzo na Roma. Tantos especiais. Mas nunca treinei – nem possivelmente hei-de treinar – um talento maior do que o de Roberto Baggio.”

Guerra é Guerra

“Anki e eu passámos algum tempo com Eusébio e a sua esposa. Ele adorava comida picante e andava sempre com um frasco de tabasco no bolso do casaco.”

As oliveiras

“A minha relação com Anki deteriorara-se e descobri que havia outras mulheres no mundo, algumas delas interessadas em Mr. Eriksson.”

Il Mitico

“A melhor estrela da Lazio era Signori, famoso por bater os penáltis sem tomar balanço. Os adeptos adoravam-no mas nunca gostei muito dele. Tinha uma atitude negativa. Afirmava que a Lazio nunca haveria de ganhar fosse o que fosse.”

Sven-sation

“No aeroporto de Luton, encontrei o primeiro-ministro Tony Blair. Saudou-me e propôs-me uma aposta: ‘quem vai aguentar no cargo mais tempo, você ou eu?’”

O Campeonato do Mundo

“Era a festa de Beckham. Estava sentado na mesa de Elton John. Elton adorava futebol. Cometi uma falha ao oferecer-me para lhe encher o copo de vinho. Devia ser o único em Inglaterra a não saber que Elton admitira ter sido alcoólico e estar então em total abstinência.”

Rublos russos

“Ao intervalo, perdia 2-0 [com a Austrália]. Mantive a minha ideia e mudei toda a equipa para a segunda parte. A partir daí, a discussão sobre as substituições tornou-se um caso internacional. E terminou com a FIFA a impor um máximo de seis em particulares. Suponho que o futebol mundial tem de agradecer por isso a Eriksson.”

Jogo pouco limpo

“Deve ter sido em Fevereiro de 2004 que lhe telefonei, convidando-a para almoçar [Faria Alam, secretária da federação inglesa]. Reservei um quarto de hotel, onde almoçámos, e as coisas aconteceram.”

Penáltis

“Antes da convocatória, Ferguson voltou à carga. Desta vez estava aos gritos – a sua forma de comunicar – dizendo-me que iria complicar muito a minha vida se convocasse Rooney para o Mundial-2010. Já estava farto da sua gritaria: ‘Alex, desejo-lhe uma boas férias. Vou convocar Rooney. Adeus.’”

Fico ou vou?

“Thaksin, o dono do City, levou-nos a um estágio de fim de época na Tailândia. Um dia, jantámos num clube de karaoke. Thaksin foi ao palco com uma mulher sugestivamente vestida e começou a imitar Frank Sinatra. Depois disse, ‘Schwen, esta é para si.’ A canção era dos Clash, ‘Should I Stay ou Should I Go?’ Devo ficar ou ir embora? Na manhã seguinte, fui despedido.”

A arte de ganhar fora

“Rui Costa e Luís Filipe Vieira vieram ver-me a Manchester e oferecer-me o cargo de treinador do Benfica. Fiquei tentado mas senti algo contra. Toni também me alertou para o facto de o Benfica já não ter, se calhar, meios para lutar contra o Porto. Recusei.”

O conto de fadas

“O presidente – acho que era o presidente – da federação da Coreia do Norte queria que eu influenciasse um bom sorteio para o Mundial-2010. ‘Que quer dizer com isso?’ perguntei. ‘Como conhece gente na FIFA, não pode fazer com que a Coreia do Norte caia num grupo fácil?’ Nem acreditava no que ouvia.”

África

“Deviam ser umas 50 pessoas ao todo no balneário [da Costa do Marfim]. Faltava um – o roupeiro. Finalmente apareceu com dois grandes sacos que atirou para o meio do compartimento. De imediato, os jogadores atiraram-se a eles à procura das suas camisolas. Gritavam-se os números e equipamentos voavam pelo balneário. Fiquei espantado. Parecia uma equipa de quinta divisão e não uma que ia disputar um Mundial.”

O meu admirador número um

“Johan [o seu filho] pensava que eu andava a consumir demasiado álcool e preocupou-se comigo. Um dia surgiu-me com a brilhante ideia de que deveríamos passar os dois um mês sem beber.”

Tigres asiáticos

“A casa que Samir comprara em meu nome nos Barbados fora arrendada mas a renda não servia sequer para pagar a hipoteca. Queria vender a minha casa em Portugal mas a crise económica no país era tão grande que ninguém se chegava à frente com uma oferta.”


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *