Great Scott #12: quem inventa a expressão “vai buscar Tibi”?

Great Scott 04/22/2020
Tovar FC

author:

Great Scott #12: quem inventa a expressão “vai buscar Tibi”?

Gomes Amaro

No início da década 70, Gomes Amaro troca São Paulo pelo Porto, a convite da extinta Emissora Nacional, com o intuito de relatar os jogos da 1.ª divisão para a comunidade portuguesa na cidade paulista.

No fundo no fundo, é o regresso de Gomes Amaro ao seu país de origem. Ele que nasce numa aldeia beirã no concelho de Celorico da Beira, distrito da Guarda. “Fui para o Brasil aos três anos e formei-me em Electrónica de Comunicações. Comecei a fazer rádio. Dava apoio logístico a uma rádio de São Paulo, onde vivia, que retransmitia os jogos do campeonato português, até que um produtor me aliciou com uma proposta de transmitir os jogos em directo, desde Portugal, para a imensa colónia de portugueses em São Paulo. Como dizia a Toyota, vim para ficar.”

Do Brasil, Gomes Amaro traz alguns jingles. Como o ‘não adianta chorar’ quando é um golo. Como a bola de couro numa alusão ao esférico. Como o guarda-balas = guarda-redes. Ou como o barbante = baliza. “Como fazia todos os jogos do FC Porto, em casa e fora, no campeonato, na Taça e até nas competições europeias, o Tibi estava sempre na ponta da língua. Ora pelas defesas espectaculares que fazia, e recordo-me de uma exibição fabulosa que fez em Nápoles [2.ª eliminatória da Taça UEFA 1974-75], ou pelos golos que sofria e eu juntava sempre Tibi ao jingle do ‘vai buscar’. Assim ficava ‘vai buscar Tibi’, embora dissesse ‘vai buscar’ a todos os guarda-redes que sofriam golos mas o pobre do Tibi é que ficou marcado com essa história.”

No lado de Tibi, o jingle de Gomes Amaro nunca o incomoda. E tem argumentos inatacáveis, entre gargalhadas que se confundem com o som das chávenas a bater umas nas outras no seu café, em Matosinhos. “Esse ‘vai buscar Tibi’ nasceu na época 1972-73, quando fui o guarda-redes menos batido de Portugal, com 17 golos.”

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *